O QUE É SER UM PROFESSOR / EDUCADOR ?

09.04_sala_de_aula

Ser professor nos dias atuais é quase uma ” missão impossível ” posto que ele precisa se dedicar e muito a estudos , à pesquisa , ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos . Sendo um mediador da aprendizagem tem que conhecer profundamente o campo do saber  que pretende ensinar , além de produzir novos conhecimentos , através da realidade que o cerca .Além disso tem que ter também paciência , criatividade , humildade , carisma e saber lidar  com o público . Tem que interagir com os alunos e se renovar sempre a fim de que haja a otimização do processo  de aprendizagem .

O professor tem a sua vocação nascida do amor à profissão e do comprometimento em educar . Tem que possuir o dom de ensinar e de preparar os alunos para a vida .

Os mestres são as ” ferramentas do saber ” que servem para superar a capacidade intelectual dos seus discípulos  , promovendo o autoconhecimento deles , através novas estratégias e desafios que surgem no dia a dia de sua profissão .

O Dia Mundial do Professor é 05 de outubro , porém , alguns países têm um dia especial para os professores e, dentre eles se encontra o Brasil que adotou o dia 15 de outubro como data comemorativa .

O ensino elementar no país foi criado em 15/10/1827 pelo Imperador D.Pedro I , através um Decreto no qual constava que todas as cidades , vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras .

Esse Decreto também instituiu a descentralização do ensino , o salário dos professores , as matérias básicas e até a forma de contratação dos mestres . Na época isso foi inovador e revolucionário e teria sido ótimo de tivesse sido cumprido ( mas já naquela época remota a lei era descumprida tal qual hoje …) .

Somente em 1947 ocorreu a primeira comemoração afetiva do Dia do Professor , na Escola Ginásio Caetano de Campos , na Rua Augusta , em São Paulo  , quando ficou estabelecido o dia 15 de outubro como Dia do Professor e o Mestre Salomão Becker ficou famoso por ter dito : ” Professor é profissão . Educador é missão !”( eu concordo com ele ).

Assim , pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14/10/1963 foi oficializado o dia 15 /10 como feriado escolar para que houvesse uma festividade digna a fim de enaltecer a função/missão do mestre na sociedade .

Enfim , ter  a missão de ser professor nos nossos dias é uma estafante tarefa cotidiana pois os professores não mais têm autonomia , não são considerados e respeitados como deveriam ser.  Na minha época , o  magistério era uma missão muito gratificante pois contávamos com a colaboração , o interesse em aprender e o respeito dos alunos , dos seus familiares e da direção das escolas em que trabalhávamos  ( hoje em dia , “sai de baixo “). E víamos os bons frutos do nosso trabalho , através do desenvolvimento e sucesso dos alunos nas suas vidas pessoal , familiar, social  e estudantil Nosso salário não era grande , mas dava para se viver bem e a nossa recompensa maior era sabermos que estávamos ajudando na transformação dos alunos e do próprio país e que a nossa palavra tinha poder , que tínhamos “status “e éramos bem prestigiados .

E como vibrávamos e sofríamos com a vitória ou a derrota dos alunos porque , naquele tempo , eles só passavam de ano escolar se efetivamente estivessem aptos .

Quantas vezes mães nos procuravam para se queixarem do comportamento dos filhos em casa , pedindo que os aconselhássemos . Nós falávamos com eles e logo as queixas cessavam . Reconheço que eu era bem exigente e disso não me arrependo nenhum pouco pois eles aprendiam as matérias , tornavam-se cooperativos e espontâneos , quando necessário  e , ficavam felizes em participarem das festividades escolares e serem escolhidos como “o representante da turma ! ( saudades eternas ).

Tenho uma enorme pena dos professores que atualmente não têm mais autonomia , respeito ou autoridade em salas de aula . Coitado daqueles que ousam reprovar ou chamar a tenção dos maus alunos porque serão agredidos tanto verbal como fisicamente pelos alunos ou seus pais e , pior , são ainda repreendidos pela direção da escola ( a que ponto deplorável chegamos ? ).

Eis  o triste retrato da ” Pátria Deseducadora ” que esse infernal e corrupto desgoverno tanto apregoa ! Para ele o povo não pode , não deve ser e não precisa ser instruído e educado ( como é de nosso direito ) a fim de não exigir que os direitos constitucionais , em toda a sua plenitude , sejam cumpridos pois povo instruído , educado e livre tem plena consciência dos seus direitos .

Dessa forma ignóbil o desgoverno mantém a população tal qual ” gado marcado ” que não reconhece e nem luta por seus direitos. Esse desgoverno sabe que o maior construtor de uma sociedade sadia e independente  é o professor e , por isso  o desvaloriza , o humilha e o oprime e lhe concede um reles salário .

O papel do professor na sociedade foi , é e sempre será primordial apesar que o educador contemporâneo está relegado  a um patamar bem inferior tanto pessoal como economicamente pois nossas ” autoridades governamentais ” não dão a mínima para o sistema Educacional .

Sócrates , que foi um grande filósofo educador , passava a seus discípulos a nossa velha conhecida  máxima –” Conhece-te a ti mesmo” , fazendo -os ver que somente o autoconhecimento promoveria a evolução dos Homens , uma vez que eles passariam a conhecer  melhor seus pontos fracos e fortes , suas emoções e preferências , os quais os ensinariam como a agir e como buscar melhores condições no seu modo de pensar e de viver a vida .

O que nos tornamos quando adulto é o fruto do trabalho de nossos educadores .

Existem outras profissões admiráveis , contudo, a do educador , por induzir o aluno a escolher para si um solidificado caráter e a trilhar sempre pelo caminho do Bem, da Verdade e do Amor para mim é sublime !…

Até hoje sou grata aos meus primeiros mestres do curso Primário  tanto quanto aos do meu Curso Normal de Formação de Professoras  e os da Faculdade , os quais tiveram um papel preponderante na formação do meu autoconhecimento pessoal e profissional!… Sempre tive ótimos professores , embora alguns deles fossem ” terríveis ou carrascos “, contudo , todos sabiam transmitir muito bem seus ensinamentos .

A todos os educadores desse país de lindas belezas naturais e inúmeras riquezas minerais desejo , sinceramente , que esse “negro panorama educacional ” se reverta e que possamos ter uma ” nova fase áurea na Educação Brasileira “.

Feliz dia dos Mestres a todos ! E que Deus salve e abençoe não só a Educação , mas todo o Brasil !

 

classroom table view

 

 

VIRGINIA LEITE

 

 

 

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O QUE É SER UM PROFESSOR / EDUCADOR ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s