BREVE HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Resultado de imagem para NOSSA SENHORA APARECIDA

 

Também conhecida por Nossa Senhora Aparecida  é a Padroeira do Brasil venerada na  Igreja Católica  .

Ela  é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Sua festa litúrgica  oficial é celebrada em 12 de outubro,  feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo com  capacidade de abrigar até 45.000 fiéis.

Sua festa tradicional ocorreu logo após os pescadores Domingos Garcia , Felipe Pedroso e João Alves terem rezado à Virgem Maria para que fizessem boa pesca. Eles encontraram a  imagem dela , quando pescavam no Rio Paraíba próximo ao Porto de Itaguaçu  e a pescaria até então escassa , tornou-se bem farta . Isso se deu em 12 de outubro de 1717 .

Pelos quinze anos seguintes sua imagem permaneceu na casa de Felipe Pedroso onde as pessoas se reuniam para rezar e fazer pedidos à Santa  e os milagres acontecendo .

Desse modo a fama dos seus poderes cresceu tanto por todas as regiões do país que , por volta de 1734 , o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no Morro dos Coqueiros que foi aberta ao público em 26 de julho de 1745.

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou   a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 8 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantesrubis, juntamente com um manto azul, ricamente ornado.

8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e  o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do núncio apostólico, muitos bispos, o presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo. Depois da coroação o papa concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.

Em 29 de abril de 1908 a igreja recebeu o nome Basílica Menor e foi sagrada em 05 de setembro de 1909 .

Em 17 de dezembro de 1928 a vila formada em voltas da capela emancipou-se   de Guaratinguetá , tornando-se um município que veio a se chamar Aparecida , em honra à Nossa Senhora cuja devoção deu origem à criação da cidade de Aparecida do Norte !

O complemento “do Norte” surgiu devido à Estrada de Ferro do Norte que atendia a cidade (1877 ), Mais tarde essa Estrada de Ferro passou a ser chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil . Podemos considerar o ‘do Norte” como um apelido do nome da cidade de Aparecida .

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.

Pela Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção para com a Santa . Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

 Na ocasião das comemorações do tricentenário (1717-2017) do encontro da venerável imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Virgem Maria foi homenageada com diversos títulos eclesiásticos e civis concedidos em reconhecimento:

 

 Dentre os já mencionados acima, Rainha do Brasil, conferido em 1904 e o de Padroeira do Brasil, em 1931,  une-se outro com especial destaque o de Generalíssima do Exército Brasileiro, apesar de tratar-se de um título completamente civil e único na história do país, outorgado em 15 de agosto de 1967, cujo jubileu de ouro (50 anos) foi comemorado.

Em 17 de abril de 1965 , uma comissão de militares de Belo Horizonte encaminhou ao Reitor do Santuário de Aparecida o pedido de peregrinação nacional da imagem , em virtude da  comemoração dos 250 anos de sua aparição , a ser iniciada por Belo Horizonte .

v”O Povo Mineiro, interpretando o desejo de todo o Povo Brasileiro, vem, pela comissão abaixo relacionada, respeitosamente. Pedir a Vossa Eminência Reverendíssima e ao D.D. Conselho Administrativo da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que se dignem conceder licença para que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, seja levada em triunfante peregrinação às Capitais de todos os Estados do Brasil,  

 Segue-se a assinatura do então Presidente da República: Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

O título de Generalíssima do Exército Brasileiro foi protelado e , assim coube ,posteriormente ,ao então Presidente da República: Marechal Arthur da Costa e Silva outorgar, em 1967, o título. Ato que aconteceu na capital espiritual do Brasil: Aparecida, durante as comemorações dos 250 anos do encontro da imagem.

Nessa ocasião  foi solenemente entregue pelo legado pontifício, o Cardeal Amleto Cicognani, a Rosa de Ouro – alta condecoração pontifícia exclusiva a mulheres – oferecida pelo Papa Paulo VI em 15 de agosto de 1967.

O Papa Bento XVI  ofereceu outra rosa, em 2007 e em 09 de outubro de 2017 o Papa Francisco concede a terceira rosa em homenagem aos 300 anos da aparição da imagem .

Passando assim a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ter o reconhecimento civil conferida pela patente mais alta do Exército Brasileiro, sendo-lhe prestadas as devidas honras militares. 

 

Resultado de imagem para NOSSA SENHORA APARECIDA basilica

 

 

“ Virgem Santíssima Aparecida  não desista de nós , seus filhos terrenos e muito menos do Brasil ! Livrai-nos do mal que há anos assola este país , tido como a Pátria do Evangelho ! Inculti na mente e no coração de cada brasileiro o amor à Pátria em que nasceu , a paz , a compaixão , a dignidade , a verdade , a fraternidade , o civismo , a moral , a ética , a solidariedade e a gratidão  !

Livrai-nos e ao Brasil do mal que há anos assola neste país, terminando com toda a corrupção , violência  e criminalidade !

Mãe celestial estamos tendo a oportunidade de voltarmos a ser um país democrático , livre , sério e soberano se assim o quisermos pois é só votar com consciência ! Que saibamos agradecer a chance que nos está sendo concedida !

Mãe , não nos abandone e  continue rogai por  nós ao Pai Divino !

GRATIDÃO ETERNA , INFINITA E PROFUNDA  PELA CURA E LIBERTAÇÃO DO BRASIL E DO PLANETA TERRA !”

Gratidão Eterna , Infinita e Profunda a ti ,  Senhora Aparecida !

 

12 de outubro além de ser o Dia da nossa Padroeira é ainda o Dia das Crianças que serão o Futuro do nosso País!  Que a proteção e as bênçãos divinas estejam sempre com as crianças!

 

Fonte : Wikipédia e Google.

 

VIRGINIA LEITE

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para BREVE HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

  1. vileite disse:

    Sim , hoje e eternamente !
    Ai de nós se não fosse Ela para nos dar esperança de dias bem melhores do que estamos vivendo há longo tempo !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s