FEVEREIRO – TEM CARNAVAL…

CRÉDITO DA IMAGEM : GOOGLE

 

ORIGEM SUCINTA  DO CARNAVAL :

 

Segundo uns historiadores a origem do carnaval é babilônica , devido às comemorações das Saceias , festas em que era concedido ao prisioneiro , assumir a identidade do rei , por alguns dias , sendo morto no final da festa .

Outros estudiosos dizem que o carnaval nasceu na Grécia , por volta de 600 A.C., no período do início da primavera .

Há ainda a hipótese de sua origem ter sido em Saturnália (Roma) , onde as pessoas se mascaravam e passavam alguns dias a brincar , comer e beber .

Com a ascensão do cristianismo , o carnaval ganhou novos significados . O vocábulo carnaval vem do latim ” carnis levale” cuja tradução é ” retirar a carne “. Ele ocorre antes do período da quaresma , principalmente no mês de fevereiro e início de março , 47 dias antes da Páscoa .  É uma festa pública de rua , na qual as pessoas usam máscaras e se fantasiam , deixando de lado sua individualidade cotidiana para experimentar um sentido elevado de unidade social .

Durante muito tempo o Carnaval de Veneza foi o mais famoso e por isso suas tradições se espalharam para a Espanha , Portugal , França , chegando até ao Caribe e América Latina. Paris foi a principal exportadora do carnaval para o mundo , pois cidades como Nice ,Nova Orleans , Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram nas festas parisienses para implantar suas novas festas carnavalescas .

 

CARNAVAL NO BRASIL é uma parte importante na cultura brasileira porque através dos entrudos desde o século XV , os historiadores brasileiros reconheceram o carnaval em toda a Colônia do Brasil .

Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro é considerado  o maior carnaval do mundo devido ao desfile das grandes Escolas de Samba no Sambódromo , pelos 410 blocos de rua que geralmente satirizam a situação política do país e pelas bandas musicais de samba  dos bairros . Os blocos e bandas mais famosos e modernos são o  Monobloco, O Simpatia é Quase Amor, a Banda de Ipanema e o Suvaco do Cristo. Embora existam em todos os bairros, a grande concentração deles está no Leblon, Copacabana, Ipanema, Santa Teresa, Lagoa, Jardim Botânico e no Centro.

Há que se mencionar também o Carnaval de Recife / Olinda com desfile do maior bloco carnavalesco do mundo  – O  GALO DA MADRUGADA que só desfila no sábado e que arrasta uma imensa multidão. destacamos o Carnaval de Salvador com grandes comemorações momescas , incluindo o AXÉ , uma música típica da Bahia , o trio elétrico com músicos que que percorre a cidade com a multidão atrás , dançando e cantando sem parar. Ele faz 3 circuitos : Campo Grande ( o mais importante ), Barra/ Ondina ( o mais famoso ) e a Av. Beira Mar , praia da Barra , Ondina e Pelourinho .

No carnaval antigo brasileiro havia  o Rei Momo ,  os desfiles  das Sociedades ,do Rancho , dos cordões ( o famoso Bola Preta ) , o Zé Pereira, o Corso ,  lança perfume , serpentina , confete , marchinhas ( músicas feitas exclusivamente para o carnaval ), bailes  e batalhas de confetes nas ruas dos bairros.  Tudo isso foi substituído pelas grandes Escolas de Samba atuais > Salgueiro , União da Ilha, Portela , Mangueira ,etc.

Fatos relevantes  sobre o carnaval brasileiro :

1 – 1948 : O português José  Nogueira de Azevedo Paredes , tornou-se conhecido e famoso como Zé Pereira por ter criado o primeiro bloco de rua , tocando bumbo. ( bloco do sujo). Mas apenas em 1889 os blocos de rua foram oficialmente autorizados durante o carnaval .

” E  viva o Zé Pereira.Pois a ninguém faz mal. E viva a bebedeira. Nos dias de Carnaval.”

2 – 1889 – Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga (Rio de Janeiro17 de outubro de 1847 — Rio de Janeiro28 de fevereiro de 1935) foi uma compositorainstrumentista e maestrina brasileira.  autora da primeira marcha carnavalesca com letra (“Ó Abre Alas“, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Ô Abre Alas
Chiquinha Gonzaga

Ô Abre Alas,
Que eu quero passar

Ô Abre Alas,
Que eu quero passar

Eu sou da Lira,
Não posso negar

Eu sou da Lira,
Não posso negar

Ô Abre Alas,
Que eu quero passar

Ô Abre Alas,
Que eu quero passar

Rosas de Ouro é quem vai ganhar!

Rosas de Ouro é quem vai ganhar!

3- O Carnaval do Rio é o mais luxuoso e caro , pois os preços dos camarotes da Sapucaí são altíssimos.

4 – O Livro Guiness  de Records Mundiais registrou  o carnaval na cidade  do Rio de Janeiro como o maior carnaval do mundo, com um número de 2 milhões de pessoas por dia brincando nas ruas e atração de cerca de 400 mil turistas estrangeiros.

 

Fontes: Internet e Wikipedia

 

Virginia Leite

 

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em Entretenimento e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s