PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Resultado de imagem para da proclamação da republica

Breve relato de como se deu a Proclamação da república no Brasil , em 15 de novembro de 1889 , a saber :

Desde a década de 1870 , ao término da Guerra da Tríplice Aliança, conhecida como a Guerra do Paraguai ( 1864 a 1860 ) , vários setores da elite e do próprio povo pretenderam modificar o regime político da época , o qual era uma monarquia constitucional parlamentarista do Império. Um dos fatores que influenciaram esse movimento foi  D.Pedro II não possuir herdeiro homem e, por isso , após sua morte sua filha a Princesa Isabel , casada com o francês Conde d!Eu , ocuparia o trono , criando assim a possibilidade do país ser governado por um francês.

Antes desse movimento tomar força relevante ,tivemos outros importantes episódios políticos que tentaram instituir o sistema republicano no Brasil  , tais como :

1 – 1789 – Inconfidência Mineira que ,além da Independência do país , queria também a proclamação da uma república com sede na Capitania das Minas Gerais , a qual faria reformas políticas, econômicas e sociais. Infelizmente , seu protagonista mor – Tiradentes  foi traído, morto e esquartejado no Rio de Janeiro, tornando-se o Proto Mártir da Independência.Com isso o movimento perdeu a força.

2 – 1817 – Tivemos a Revolução Pernambucana , um movimento separatista do período colonial que tomou o poder e deu um governo provisório a Pernambuco , por apenas 75 dias.

3 – 1824 – Novamente Pernambuco e algumas províncias nordestinas criaram a Confederação do Equador , um movimento republicano contrário ao absolutismo e à política centralizadora de D. Pedro I .

4 – 1839 – Devido à Revolução Farroupilha , no Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram proclamadas , respectivamente , a República do Rio Grandense (RS) e a República Juliana (SC).

Em 7 de junho de 1889, o presidente do Conselho de Ministros do Império , Afonso Celso de Assis Figueiredo – o Visconde de Ouro Preto , do partido liberal , na tentativa de salvaguardar o  Império , apresentou à Câmara dos Deputados , reformas políticas , tais como : maior autonomia administrativa para as províncias , liberdade de voto , de ensino , redução dos direitos do Conselho de Estado e mandatos não vitalícios para o Senado Federal. Contudo , suas proposições foram vetadas pela maioria dos deputados que controlavam a Câmara.

Dessa forma, em 15 de novembro de 1889 foi Proclamada a República pelo Marechal Deodoro da Fonseca , um monarquista . Sua pretensão era de somente derrubar o Visconde de Ouro Preto e o Conde d!Eu, este por  perseguir os militares e o outro por consentir nisso. A Proclamação se deu nos arredores do Campo de Santana , onde , logo após , houve um desfile  das tropas pelas rua Direita(1º de Março) até ao Paço Imperial.O Visconde de Ouro Preto foi preso e deposto .

Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil Republicano no período de 1889 a 1891.

Em 14 de janeiro de 1890 foi promulgada a lei que reconhecia o dia 15 de novembro como feriado , através do Dec. 155-B , para a comemoração da Proclamação da República.

Hoje , pela Constituição de 1988 é assegurado ao Brasil ser uma República Federativa .Em 21 de abril de 1993 foi feito um plebiscito para a população escolher a forma e o sistema de governo do país ( República ou monarquia ). Uma maioria de 66% do povo escolheu República.

D.Pedro II recebeu ordens de partir para o exílio na Europa, junto com seus familiares.Apena na década de 1920 foi que os membros remanescentes da Família Real Portuguesa puderam retornar ao Brasil.

Na atual  conjectura , Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e os demais militares e civis envolvidos na Proclamação , devem estar se contorcendo dentro dos túmulos, diante da situação lamentável de penúria e falta de integridade que ” governantes corruptos e insanos  colocaram o Brasil! Eles devem estar achando que o ato heroico e patriótico deles foi em vão!!!

 

” A LUZ DIVINA SEMPRE FOI, É E SERÁ ETERNAMENTE VITORIOSA!!!”

 

FONTES : Wikipédia e Imagens do Google.

 

VIRGINIA LEITE

 

 

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

  1. foureaux disse:

    Legal, a postagem! Pena que desapareceu a possibilidade de “curtir” suas postagens… Bom final de semana!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s