OS TIPOS FUNDAMENTAIS DE AMOR

São três os tipos mais conhecidos de Amor a saber : Amor Ágape , Amor Eros e Amor Philos .O Amor Ágape é o mais perfeito que existe pois é o Amor de Deus que é incondicional e infinito, não se baseando nos sentimentos nem nos interesses. A palavre Ágape vem do grego e significa Amor. O Amor Eros é a atração física e desejo , geralmente entre um homem e uma mulher, e se relaciona com a parte sensual ,sexual e passional. Podemos ainda dizer que, de acordo como ele aconteça, pode ser ligado ao sentido de prazer , deleite e satisfação e não à sensualidade. Já o Amor Philos ( palavra grega) pode ser entendido como sendo um sentimento de simpatia natural, uma profunda amizade e carinho que alguém dispensa aos seus amigos e familiares. Logo , o Amor Philos é um sentimento forte e profundo do coração, um amor que transmite também a ideia de parceria, companheirismo, amizade, sendo muito empregado para designar o relacionamento de afeição entre entes queridos.

Resumindo: Ágape é o Amor Divino e transcende os sentidos humanos.  Eros  é o  Amor apaixonado, com  o sentido de sensualidade e desejo aplicado entre duas pessoas que se atraem, embora também possa significar apenas prazer. Philos é o  Amor que expressa nossa  predileção por alguém, isto é, o amor por pessoas próximas a nós, como amigos e familiares .

Os antigos gregos reconheciam sete tipos de Amor, tais como :

   1 –  Philautia

É o amor que temos por nós mesmos .  Este é onde todo amor começa. Quando nosso relacionamento com nós mesmos é forte, todos os outros amores em nossas vidas parecem se encaixar. Philautia vem em duas formas. Uma é uma espécie de falso amor-próprio, semelhante à arrogância e narcisismo. Envolve um gosto pelo dinheiro, fama e poder. Esse tipo de amor próprio é definido por uma inclinação para colocar-se diante do bem maior. Em contraste, uma saudável Philautia é caracterizada pela autoestima, confiança e um compromisso de cuidar de nós mesmos e dos outros. Isso nos permite direcionar  o amor que temos por nós mesmos ao mundo que nos rodeia.

  2. Pragma

É um amor baseado na dedicação ao bem maior. Em um amor pragmático. O romance e a atração são muitas vezes separados em favor de metas compartilhadas e compatibilidades. Este tipo de amor é muitas vezes visto em casais que se formaram a partir de um casamento arranjado ou aliança política. Também inspira os casais a fazerem o seu relacionamento funcionar por causa dos filhos. Pragma é o tipo de profundo amor e compromisso que nos leva a fazer a coisa certa. Muitos relacionamentos começam como Eros ou Ludos e mais tarde evoluem para Pragma, quando essas formas mais simples de amor não são suficientes para sustentá-los.


  3. Ludus

É o oposto de Pragma – embora muitas vezes possa crescer para o outro à medida que o tempo e as circunstâncias mudam. Ludus é uma forma de amor mais divertida. É definido por brincadeira, alegria e falta de compromisso.

 4 –   Eros

É o tipo de relacionamento que frequentemente associamos à palavra “amor”. Este tipo é caracterizado pelo romance, paixão e desejo. Eros é o nome grego para cupido, que atira em pessoas com suas flechas e causa esse tipo de atração.

5 –     Philia (PHILOS)

Descreve o sentimento compartilhado de calor que temos com nossos irmãos ou amigos próximos. É sincero, platônico e mutuamente benéfico. Isso ultrapassa Eros e Ludos, então, seria sábio priorizar esse tipo de amor sobre os mais passageiros.

6 –   Storge

É o tipo muito especial de amor que os pais têm para com seus filhos. Como Philia, esse tipo de amor é poderoso e eterno. No entanto, ao contrário de Philia, não é um sentimento de amor entre iguais. Em vez disso, descreve uma relação de pais que cuidam de uma criança. Também difere de Philia na medida em que é incondicional. A criança não tem qualquer responsabilidade com os pais. Pelo contrário, os pais a amam exatamente como são. Storge é o que inspira os pais a perdoarem seus filhos, incondicionalmente. Pais com um forte senso de Storge farão qualquer sacrifício por seu filho e não pedirão nada em troca.

 

7 –     Ágape

É o sentido universal do amor  divino que todos nós aspiramos sentir. Agape é um amor incondicional para todos os seres humanos. Ele  nos dá o desejo de fazer o bem, de trabalharmos pela cura do Planeta Terra ou de sermos compassivos , benevolentes e altruístas .  Ágape é caracterizado por uma forte conexão com a natureza, a humanidade e o universo. Nele nasce nasce o bom carma. Quando o sentimos , significa que Deus está bem próximo a nós.

“Nunca existe momento ou lugar para o amor verdadeiro. Acontece acidentalmente, em um batimento cardíaco, em um único momento intermitente e latejante “, escreveu Sarah Dessen.

Fontes: O Segredo e  Amor.com

 

Virginia Leite

 

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em PLANETA TERRA E A HUMANIDADE e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s