FATOS HISTÓRICOS E DATAS COMEMORATIVAS BRASILEIRAS DE ABRIL

 

 

. 01/04 de :

–  1828  : O mês de abril começa com a comemoração do Dia da Mentira  . Esse dia teve seu início em Minas  Gerais , onde circulava um periódico de vida efêmera cujo nome era “ A Mentira”.

– 1888  : Dia em que a Princesa Isabel participou do ato de libertação  coletiva dos escravos brasileiros , em Petrópolis .

– 1964  : Golpe militar que derrubou o governo de João Goulart.

 

. 03/04 de  :

– 1917  :  O navio brasileiro Paraná, que seguia para o porto francês de Le Havre, é torpedeado por um submarino alemão. O ataque leva o governo brasileiro a romper relações diplomáticas com a Alemanha. Em 27 de outubro, o Brasil declara guerra.

 

. 04/04  de  :

– 1948  :  Morre o escritor brasileiro  que se especializou em literatura infantil e que nos deixou a célebre frase : “ Um país se faz com homens e livros .”

 

. 06/04 de  :

– 1984  : – Em São Paulo, 1.3 milhões de pessoas participam da passeata “Diretas Já”, exigindo eleições diretas para a presidência do  país .

 

. 07/04  de :

– 1831  : Abdicação de Dom Pedro I.

 

. 09/04  de :

– 1992 – Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979.

 

. 11/04  de :

–  1917 – O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha, após submarinos alemães afundarem o barco brasileiro Paraná, nas proximidades da costa atlântica francesa.

1990 – O Congresso brasileiro aprova o “Plano Collor”.

 

. 13/04  de :

–  1986 – Na estréia do circuito de Jerez de La Frontera, ocorreu o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Espanha. O brasileiro Ayrton Senna, que era piloto da Lotus-Renault, numa grande disputa, ganhou com a ínfima margem de 0.014s em relação a Nigel Mansell, da Williams.

 

.14/04  de :

. 1895 – Na primeira partida de futebol disputada no Brasil, o São Paulo Railway vence a Companhia de Gás por 4 a 2. Os dois times eram formados por ingleses que viviam em São Paulo. Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil, jogou no São Paulo Railway.

 

..16/04 de :

–  1866 – A Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) declara guerra contra o Paraguai. A batalha se estendeu até 1870, custando a este país 500 mil mortos e a ruína econômica.

1984 – Em São  Paulo , cerca de 1,5 milhão de pessoas se reúnem no Vale do Anhangabaú pelas Diretas Já, a campanha pelo voto direto para presidente. Nove dias depois, a emenda das Diretas é rejeitada no Congresso.

 

. 17/04 de :

– 1997  : A marcha dos sem terra chega em Brasília .

 

. 18/04  de :

– 2002  : Dia Nacional do Livro / Dia de Monteiro Lobato  ; Foi instituído com o objetivo de incentivar a leitura e alertar para a importância do livro na formação humana .

 

. 19/04  de :

–  1883 : Nasce Getúlio Vargas , um político e presidenta brasileiro .

– 1940  : Dia do Índio  : Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México.

O objetivo deste congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

No Brasil, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas . O grande benfeitor e protetor dos nossos indígenas foi o Marechal Rondon.

A  Funai – Fundação Nacional do Índio – é uma das principais instituições brasileiras que se dedica a defender a cultura e os direitos dos povos indígenas do país.

Atualmente, ainda está em curso um violento ataque a essas nações, com tristes e constantes episódios de assassinatos de populações e líderes indígenas.

 

. 21/04  de :

–  1792 – Morre Joaquim José da Silva Xavier, chamado de Tiradentes, responsável pelo primeiro movimento revolucionário brasileiro. Ele é considerado  o “ Proto Márir da Inconfidência Mineira. Morreu por querer libertar o Brasil do jugo explorador da Corte Portuguesa daquela época .  Hoje , ele deve estar se revolvendo dentro do túmulo por ver o estado Lastimável  em que o povo , por não saber votar com consciência e civismo ,  ter colocado o país nas mãos de corruptos, criminosos e dementes.

1960 – A cidade de Brasília, nova capital federal do Brasil, é inaugurada solenemente pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 7 de dezembro de 1

 

. 22/04  de :

– 1500 – Depois de 44 dias de viagem, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra firme. Os 13 navios ficaram reconhecendo a nova terra e seus habitantes, os índios. Era o início da história do Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal, relatou detalhadamente o fato.

1821 –  Dom Pedro, filho de João VI (rei de Portugal), é nomeado regente da Coroa no Brasil .

– 1985  : Morre Tancredo  Neves ,  presidente do Brasil na época .

 

. 23/04  de :

–  303 , na Palestina – Data a que se atribui a morte de São Jorge. Ele teria sido preso, torturado e tido a cabeça decepada por defender sua fé no cristianismo. Tornou-se conhecido pela lenda de que teria resgatado a filha do rei da Líbia de um dragão que pretendia devorá-la.

O Dia de São Jorge é celebrado por várias nações e culturas para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. Existe uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia.

A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá Ogum.  Na Grande Fraternidade Branca ele pertence à Hierarquia do primeiro Raio Azul de  Deus , cujo dia é o domingo  e tem o nome de Mestre Lonan.

 

Oração a São Jorge

“Glorioso São Jorge, tribuno militar e cavaleiro romano, diante de vós havia pela frente uma carreira brilhante. Mas a fé vos garantiu que o vosso dever era lutar por Cristo. E vós, protestando contra a perseguição do imperador Diocleciano, trocastes a espada de soldado pela cruz de Jesus. tombastes mártir da fé, e o vosso martírio foi o golpe que transpassou a garganta do dragão da maldade. Alcançai para nós, perseverança até o fim e muita fé na graça de Deus. Alcançai para nós a, perseverança até o fim e muita fé na Graça de  Deus . Amém!

 

 

. 26/04  de :

 

– 2002  : Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão.

 

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem hipertensos).

Os principais  sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das conseqüências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma “assassina silenciosa”.

 

. 28/04  de :

– 2000   : Dia da Educação . Foi instituído  pelo Fórum Mundial de Educação , em Dakar , Senegal.

Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países  levarem  a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo  . O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura – MEC.

A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja   escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

 

. 30/04  de :

– 1854   :  no Rio de Janeiro é  inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro de Petrópolis, a primeira do Brasil. Seu trajeto, de 14,5 quilômetros de extensão, liga a praia da Estrela, na baía da Guanabara, ao início da serra de Petrópolis. A viagem inaugural correu à velocidade de 36 km/H.

 

imagem-brasil

 

VIRGINIA LEITE

 

 

 

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s