RIO DE JANEIRO E SUA HISTÓRIA

Imagem relacionada

Ao se aproximar o 454º aniversário da “ mui heróica Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro “ não sei se a parabenizo ou se choro e me desespero de tristeza por vê-la tão entregue `a criminalidade  organizada , à marginalidade social e à violência,  frutos da ineficaz gestão desse “ desprefeito” que morreu e se esqueceu de deitar.

Todos nós sabemos que ela foi fundada em 01/03/1565 por Estácio de Sá entre os Morros Cara de Cão e o do Pão de Açúcar  , às margens da lendária e bela Baía da Guanabara , a qual foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 01/01/1502 . Ela é a segunda cidade fundada no Brasil  .

No entanto  , em 01/11/1555 , a Baía da Guanabara foi invadida pelos franceses sob o comando de Nicolas Durand de Villegagnon  que fundou  uma colônia na Ilha de Serigipe , onde ergueu o Forte de Coligny  e se aliou aos índios tupinambás , primeiros habitantes do local .

Em contra partida os portugueses se aliaram aos índios temiminós , inimigos dos tupinambás e , em 1560 , atacaram e destruíram a colônia francesa , chamada de França Antártica ; porém , os franceses só foram definitivamente expulsos em 1567 .

Os índios que se aliavam aos portugueses eram recompensados. Esse foi o caso de Araribóia, líder dos temiminós, que recebeu a área hoje ocupada pela cidade de Niterói como recompensa pela luta contra os franceses.

Após fundar a  cidade , Estácio de Sá e os portugueses edificaram  junto ao Morro do Pão de Açúcar , o Forte ou Fortaleza de São João , no atual bairro da Urca .  Mais tarde esse povoado foi reconstruída  no antigo Morro do Castelo que se localizava no centro da cidade  ( atual Esplanada do Castelo ) , dando início à expansão da cidade .  O morro foi demolido em 1922 devido a uma reforma urbanística  .

Durante grande parte do século XVII ela foi crescendo e na 2ª metade desse mesmo século  , já com 30.000 habitantes , tornou-se a cidade mais populosa do Brasil e bastante importante para o domínio colonial lusitano . Sua importância cresceu mais ainda por força da exploração  das jazidas de ouro em Minas Gerais , no século XVIII , tornando-se um importante centro portuário  econômico .

Em 1763 o ministro português Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia que era em Salvador para a cidade do Rio de Janeiro  .

A vinda da família real portuguesa para o Brasil  , fugindo da guerra napoleônica , em 1808 , transformou a cidade num  centro das decisões do Império Português e num proeminente centro comercial , logo após a Abertura dos Portos às Nações Amigas .

Nos decênios seguintes foram criados vários estabelecimentos de ensino  , a saber : Academia Militar , Escola Real de Ciências , Artes e Ofícios , Academia Imperial de Belas Artes , Biblioteca Nacional ( maior acervo da América Latina ) e também o Jardim Botânico .

De 1763 a  20 de abril de 1960 foi a Capital do Brasil até que o governo federal se transferiu para Brasília no dia 21/04/1960 .  Atualmente é a 2ª maior cidade do país  , só perdendo para São Paulo . Com a transferência do D. F. para a região centro – Oeste  , a cidade do Rio de Janeiro passou a ser uma cidade – estado independente de 21/04/1960 até 1975 quando ela uniu-se ao Estado do Rio de Janeiro  tornando – se capital do novo estado .

Cidade do Rio de Janeiro atualmente  :

1 – 2ª maior economia do país.

2 –  Extração do petróleo é sua principal fonte de rendimentos ; em  seguida vem a indústria de transformação , de comércio e de serviços .

3 –  Pontos turísticos  de belezas naturais  e culturais ; Floresta da Tijuca , Horto Florestal , Jardim Botânico , Parque da Cidade , Pão de Açúcar , Cristo redentor (uma das sete maravilhas de o mundo moderno ) ,Pedra da Gávea , praias de Ipanema , Copacabana, Arpoador, Recreio, Leblon, ilhas do Governador , Paquetá , e das Cagarras , Casa França Brasil, Casa de Cultura Laura Alvim, Centro Cultural Banco do Brasil, etc.

4 – População segundo o IBGE em 2.018: 6.688.927  .

5 – A UNESCO a  elegeu em 18/01/2019 !A primeira  Capital Mundial da Arquitetura”. E em 01/07/2012 a elegeu como “ Rio de Janeiro Paisagem Carioca entre o Montanha e o Mar” .

 

Desejo ardentemente que nosso Pai Criador ilumine a mente e o coração do atual governador do Estado do Rio de Janeiro e do próximo prefeito  (considerando-se que o atual “desprefeito” não se importa com a população da cidade )

para  que eles honrem  os anseios de seus eleitores e acabem , de vez , com a violência urbana , com o tráfico de drogas e a criminalidade para que a população possa exercer o direito de ir e vir sem medo de receber um tiro de “ bala perdida “ vinda tiroteios de bandidos entre si bem como com policiais também.

Nós  merecemos ter uma vida tranqüila  , próspera , saudável e alegre para que possamos desfrutar das inúmeras belezas naturais que Deus concedeu a esta Cidade Maravilhosa e abençoada por ELE e situada neste país tropical chamado de BRASIL!!!

 

Imagem relacionada

 

 

 

Fonte  : Wikipédia

Imagens : Google

 

VIRGINIA LEITE

 

 

 

 

 

 

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para RIO DE JANEIRO E SUA HISTÓRIA

  1. Oliveirawa disse:

    O Rio de Janeiro será sempre um caso de amor eterno, entre os brasileiros, com certeza! Parabéns e um grande e fraterno abraço aos queridos amigos Cariocas!!!! Conteúdo muito bom Virginia, você nos fez viajar no tempo…. abç

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s