OS TRÊS REIS MAGOS

Os Três Reis Magos sendo guiados pela estrela de Belém

Segundo a tradição da religião cristã , os Três Reis Magos visitaram JESUS , quando do seu nascimento , trazendo-lhe presentes como ouro , incenso( olíbano ) e mirra . Seus nomes eram Melchior/Belchior , Baltasar e Gaspar . Tal visita deveu-se ao fato de que a Estrela Guia de Belém os estava guiando , primeiramente à presença do cruel rei Herodes , em Jerusalém . Herodes desejava a morte do Menino deus e , sentindo-se ameaçado , disse aos Magos que quando regressassem o avisasse do local onde estava a criança pois queria reverenciá-la também .Contudo sua real intenção era de matar o Menino Deus .

Os Reis Magos chegaram ao local do nascimento da criança guiados pela Estrela de Belém , no dia seis (6) de janeiro e lhe ofertaram os seguintes presentes :

Os presentes oferecidos pelos magos têm cada qual um simbolismo. Eles refletem não só a identidade de Jesus, como o reconhecem como rei.

  • Ouro: a realeza. Era usado como oferta aos deuses.
  • Incenso: a divindade. Era usado em atos de purificação.
  • Mirra: os aspectos humanos de Jesus. Era usado como um medicamento.

É pelo fato de Jesus receber ofertas que a troca de presentes se tornou tradição no Natal.

Ao deixarem o lugar onde Jesus estava , tiveram um sonho que lhes mandou regressarem por outro caminho e não a Herodes .

Alguns historiadores dizem que eles não eram três e nem reis, mas Sábios de várias parte do Universo .

De acordo com São Beda , ” O Venerável ” , (anos 673 – 735 ) Melchior tinha 7- anos e veio de UR, cidade da Caldeia ; Gaspar tinha 20 anos e veio de perto do Mar Cáspio  e Baltasar era mouro de 40 anos e originário do Golfo Pérsico , na Arábia .

A devoção aos Reis magos começou na Idade Média , quando suas relíquias foram transladadas ( sec.VI )de Constantinopla até Milão . Em 1164 , eles já sendo Santos , suas relíquias foram postas na catedral de Colônia ( Alemanha ) onde se encontram até hoje .

Sua festa , A Festa dos Santos Reis  ou Epifania , ocorre em várias parte do mundo . No Brasil há importantes manifestações culturais e folclóricas .

A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país .

Folia de Reis

Ela possui um caráter cultural e religioso e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos).

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os Estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

A origem da folia de reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX.

A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três Reis   Magos (Gaspar, Melchior ou Belchior- e Baltasar) ao Menino Jesus.

Ela é celebrada durante 12 dias desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém.

Folia de Reis

É comum os grupos visitarem as casas nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três reis magos. Em troca, as pessoas oferecem comidas e prendas.

O grupo da folia de reis é formado pelo mestre ou embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.

Além disso, ocorrem desfiles pelas ruas dos grupos dedicados ao festejo. Eles usam fantasias coloridas, tocam músicas típicas com diversos instrumentos (violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.) e dançam.

Imagem relacionada

Muitos fazem apresentações teatrais recitando versos. Geralmente após o desfile ocorre uma missa temática. Vale lembrar que em alguns locais o grupo é chamado de “Ternos de Reis”.

Durante o dia, diversas barracas com comidas, bebidas, jogos e lembranças enchem as cidades com essa tradição.

Note que ela é comemorada segundo as tradições e particularidade de cada região do país. Ou seja, as comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças variam conforme o local que ocorrem

Na Espanha, a “Festa de Reis” possui grande importância religiosa sendo mais festejada que o Natal, pois os presentes são trocados nesse dia.

Na Itália, essa festa é conhecida como “Befana” e, segundo a tradição, uma bruxa boa oferece presentes às crianças.

Seis de janeiro é  também o momento em que as árvores, os presépios, os adornos e decorações natalinas são retirados.

 

Fontes : Wikipédia e todamateria.com.br

 

VIRGINIA LEITE

 

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s