SALVE O DIA DOS MESTRES

 

 

 

classroom table view

Depois da missão sublime de ser mãe ,  a mais magnifica missão é a  do educador ou  mestre ou professor .

O educador é um dos elos que prende os alunos à escola . Grandes são os efeitos que um simples , mas bom e concenscioso professor pode produzir na formação intelectual, ética, moral , social , pessoal e profissional de seus alunos.Essa missão se torna mais grandiosa quando o mestre consegue que aquele pequerrucho de falar incerto e incoerente , passa a articular firme , sem medo e corretamente ; quando consegue que um jovem que, por qualquer motivo , afastou-se do bom caminho e dos estudos , resolve retornar ao aprendizado e aos saudáveis costumes , por influência de seus sábios conselhos e ensinamentos .

Ao professor , além de lecionar , cabe também ser um orientador , incentivador ,compreensivo , monitorizador e estimulador para que os alunos tenham um correto aprendizado e bom relacionamento com todas  as demais pessoas . Os mestres são as ” ferramentas do saber ” que servem para superar a capacidade intelectual dos seus discípulos  , promovendo o autoconhecimento deles , através novas estratégias e desafios que surgem no dia a dia de sua profissão .

Seu papel na sociedade é primordial mas , infelizmente , no nosso amado país , o educador contemporâneo está relegado  a um patamar bem inferior tanto pessoal como economicamente pois . em que pese os baixíssimos salários , eles sofrem agressões tanto dos alunos como dos pais deles ; são desrespeitados e até desprestigiados pela própria direção das escolas em que trabalham  e pelos órgãos governamentais .

Sócrates , que foi um grande filósofo educador , passava a seus discípulos a nossa velha conhecida  máxima – Conhece-te a ti mesmo” , fazendo -os ver que somente o autoconhecimento promoveria a evolução dos Homens , uma vez que eles passariam a conhecer  melhor seus pontos fracos e fortes , suas emoções e preferências , os quais os ensinariam como a agir e como buscar melhores condições no seu modo de pensar e de viver a vida .

O aluno é um ser em processo e o professor tem e deve adotar  procedimentos que visem  estimular o aluno  a querer aprender , tais como : ensinar bons hábitos e atitudes para que o discípulo possa comportar-se educadamente ,possa respeitar a todas as pessoas , possa ler corretamente e com boa entonação de voz , escrever corretamente , aumentando seu nível de instrução .a fim de que tenha êxito nas suas vidas pessoal, familiar , social . como profissional

O que nos tornamos quando adulto é o fruto do trabalho de nossos educadores .

Existem outras profissões admiráveis , contudo, a do educador , por induzir o aluno a escolher para si um solidificado caráter e a trilhar sempre pelo caminho do Bem, da Verdade e do Amor!…

Até hoje sou grata aos meus primeiros mestres tanto quanto aos do meu Curso Normal de Formação de Professoras , os quais tiveram um papel preponderante na formação do meu autoconhecimento pessoal e profissional!…

UM ESPLÊNDIDO DIA DO MESTRE A TODOS OS EDUCADORES !

 

 

VIRGINIA LEITE

 

 

 

 

 

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para SALVE O DIA DOS MESTRES

  1. Marilene Marques disse:

    Caríssima, minhas primeiras professoras ainda fazem parte da minha vida, formação, lembranças. Algumas ainda vivem. Sou muito feliz. Tive poucos professores ruins. E quando vejo que a professora foi ou é professor (a), honro-a com o meu respeito, pois sei que quem mais estuda são eles. A cada um deles (as) minhas melhores felicitações e carinho.

    Curtido por 1 pessoa

  2. vileite disse:

    E isso aí , também tenho contato com uns poucos deles e sou grata também e sempre serei a todos eles .

    Curtido por 1 pessoa

  3. foureaux disse:

    Sinceramente… tenho dúvidas sobre a pertinência da comemoração…

    Curtido por 2 pessoas

  4. Monica T Maia disse:

    Lindo Virgínia! Beijos!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário