ABRAHAM LINCOLN

Revendo meu caderno de redações do tempo em que cursei a Escola Normal Carmela Dutra , para formação de professoras ,em 1.960 ,. encontrei uma dissertação cujo tema era : ” Uma personagem de romance que eu gostaria de conhecer “.

Dessa forma , baseando-me na redação original . .A primeira parte deste post foi escrita em 1.960 e a segunda , hoje .

1ª Parte :

Não sei porque motivo eu sempre senti e sinto uma enorme admiração pelo famoso e humilde Presidente norte-americano ABRAHAM LINCOLN.

Presentement estou lendo uma condensação do Livro ” THE LIFE OF ABRAHAM LINCOLN” de Teodore Roscoe .

Admiro o grande estadista por seu espírito magnânimo e sábio ; por sua inteligência e sua oratória que tanto impressionavam a quem o ouvia e , sobretudo por sua grandiosa humildade . Tendo ele uma alta posição com poderes sobre toda uma Nação , nada disso o influenciou porquanto permaneceu simples , cordato , humano , amigo e protetor de todos os que precisavam de ajuda ou que eram perseguidos injustamente .

LINCOLN teve uma infância paupérrima e muito difícultosa . Desde a mais tenra idade ele soube o que significava o trabalho e com isso não teve tempo suficiente para a sua instrução.Não obstante , tal era a sua força de vontade  que , à noite , sob uma luz fraca , ele lia e relia velhos livros que um amigo lhe emprestava . Foi assim e sozinho  , sem uma ajuda sequer de alguém , que ele pode iniciar sua instrução

LINCOLN , sempre ávido de adquirir conhecimento e saber foi estudando cada vez mais , até que , após grandes esforços , conseguiu se formar em Direito . Mais tarde , como Presidente , teve ele muitos inimigos , os quais os ignorava  e destruía porque fazia.de3les seus amigos .Entretanto , ele pagou bem caro por sua bondade , por sua magnanimidade , por seu amor aos seus semelhantes , por seu desejo de fazer reinar a paz entre os homens e por querer conduzi-los para mais perto de Deus ; visto que certos adversários políticos , homens invejosos e vingativos , não se conformaram com o ideal de LINCOLN e, no dia 15/04/1865 , John Wilkes Booth , no Teatro Ford , entrou no camarote de LINCOLN  atirando nele à queima roupa e saltou para o palco , desaparecendo como um fantasma .

Para mim esse foi o maior e mais monstruoso crime na história mundial .

 

2ª Parte

 

 

ABRAHAM LINCOLN nasceu em 12/02/1809 no Kentucky e foi assassinado em Washington em 15/04/1865. Há um filme sobre ele chamado de ” Perfect Tribute “. Ele foi o 16º Presidente dos Estados Unidos  e o primeiro eleito pelo partido republicano  .Ele liderou o país de forma bem sucedida , mesmo durante a maior crise interna – ” A guerra Civil Americana ” pois preservou a União , abolindo a escravatura , fortalecendo o governo nacional e modernizando a economia .

De origem bem humilde tornou-se um  autodidata que , através de muitos sacrifícios e perseverança ,conseguiu se formar em Direito e liderou o Partido WHIG como deputado estadual de Illinois .

Em 1858 , após ter realizado uma série de debates por todo o país , mostrando-se contra a escravidão , perdeu a disputa para o Senado . Contudo , e, 1861 , sem o apoio do sul do país , foi eleito Presidente dos USA pelo norte do país . Sua eleição fez com que sete estados escravagistas formassem ” Os Estados Confederados da América ” e, com isso o partido político dele obteve o Controle do Congresso .

Devido a essa guerra conhecida por “Guerra Civil Americana! o país dividiu-se , porém, LINCOLN manteve o propósito de unir a Nação , exercendo sua autoridade para prender e deter os rebeldes separatistas .

Em 1863 ele assinou a “Lei da Proclamação da Emancipação “que deu um impacto ao Congresso para associá-la à Constituição dos USA e com isso , em 1865 , terminou a escravidão .

LICOLN foi , sem dúvida alguma , um político hábil ,humano , íntegro  astuto.  Ele deveria servir de exemplo para os “maus políticos” das grandes potências , inclusive o Brasil .Seu discurso em  GETTYSBURG foi e é imemorável e tornou-se ícone de democratização dos princípios de nacionalismo ,republicanismo , igualdade , liberdade e democracia .

O Discurso de Gettysburg é o mais famoso discurso do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Foi proferido na cerimónia de dedicação do Cemitério Nacional de Gettysburg, na tarde do dia 19 de Novembro de 1863, quatro meses depois da vitória na batalha de Gettysburg, decisiva para o resultado da Guerra de Secessão(Civil American )..

Em apenas 269 palavras, ditas em menos de dois minutos, Lincoln invocou os princípios da igualdade da Declaração de Independência e definiu o final da Guerra Civil como um novo nascimento da Liberdade que iria trazer a igualdade entre todos os cidadãos, criando uma nação unificada em que os poderes dos estados não se sobrepusessem ao “Governo do Povo, Pelo Povo, para o Povo”.

A importância do Discurso de Gettysburg é comprovada pela sua recorrência na cultura americana. Além de estar gravado no Memorial de Lincoln em Washington, DC, o discurso é estudado em muitas escolas e é frequentemente mencionado nos meios de comunicação e em obras de cultura popular.

.

VIRGINIA LEITE

 

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em Notícias e política e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para ABRAHAM LINCOLN

  1. foureaux disse:

    Uma personagem emblemática que faz lembrar de uma tonelada de coisas, pessoas, valores e ideias que ainda carecem de melhor compreensão e prática!

    Curtido por 2 pessoas

  2. vileite disse:

    SIM, MAS EU SEMPRE SENTI UMA TERNURA INEXPLICÁVEL POR ELE .PARA MIM ELE É UM MODELO A SER SEGUIDO .ÓTIMA TARDE !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Mônica Torres disse:

    Que tiro certeiro, Virgínia!
    Lendo seu artigo, não posso deixar de fazer o clássico comparativo entre “nós e eles”, desta vez, me referindo ao “deles” e àquele “nosso”. Quanto desperdício na vida do “nosso”.. tantas chances de encabeçar a história, carente de líderes e verdadeiros, como um estadista. Os líderes e os aspirantes a governantes, deveriam se mirar no exemplo Lincoln. Mas parece, amiga que isso está tão distante ainda… Parabéns, querida, e sucesso!

    Curtido por 2 pessoas

    • vileite disse:

      Deveriam mesmo, Mônica ! Mas, infelizmente , a nossa época de safra de “heróis e políticos honestos” se acabou …Não temos nenhum líder nesse nosso Amado Brasil , contudo , tenho é de que um milagre possa nos acontecer …
      Grata,! Feliz entardecer !

      Curtido por 1 pessoa

  4. vileite disse:

    Deveriam mesmo, Mônica ! Mas, infelizmente , a nossa época de safra de “heróis e políticos honestos” se acabou …Não temos nenhum líder nesse nosso Amado Brasil , contudo , tenho é de que um milagre possa nos acontecer …
    Grata,! Feliz entardecer !

    Curtir

  5. VIVIMETALIUN disse:

    Ele sim sabia escrever com clareza a realidade da vida em seus belos textos e frases.

    Curtido por 1 pessoa

  6. danilohcastro disse:

    A cada post um aprendizado. Adorei!

    Curtido por 2 pessoas

  7. Oliveirawa disse:

    Virginia apenas lembrando uma frase de Abraham Lincoln em…. “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar”. Abraham Lincoln . Tem outras tantas dele, que admiro, Vejo em você a síntese desta, sempre ajudando a descobrir, as coisas especiais a serem lidas na web. Abraço. Oliveirawa.

    Curtido por 1 pessoa

  8. vileite disse:

    Agradecida e sensibilizada com suas gentis palavras . Tenho uma profunda admiração por ele , como se já nos conheséssemos ! kkk..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s