AS FESTAS JUNINAS E SUA ORIGEM

A s festas juninas  surgiram  no período pré – gregoriano como festas pagãs em comemoração da fertilidade da terra que produzia  boas colheitas no solstício de verão . Inicialmente elas ocorriam no dia 24 de junho ,dia consagrado , pela Igreja Católica , a São João Baptista . Essas festas eram conhecidas como Festas Joaninas .

A Igreja Católica adotou o nome de joaninas   para homenagear João Baptista .

João Baptista nasceu na Judeia ( ano 2 A.C. ) e morreu no ano 27 D.C. .

De acordo com o Evangelho de São Lucas , ele era filho do sacerdote Zacarias e Isabel , prima da Virgem Maria . Os cristãos ortodoxos o consideram o precursor de Jesus Cristo .

O seu nome João significa ” Deus é propício ” e o seu apelido “Baptista ” foi devido ele pregar o batismo para todos os seres humanos . Ele batizou muitos judeus , gentios e até mesmo o próprio Jesus.  É o único santo cujo nascimento (24/6ano 2 A.C. ) e o martírio (29/08/ano 27 D.C. ) são comemorados em duas solenidades  pelos cristãos .

Ele foi um profeta que seguia os passos de Elias , outro grande profeta . Seu discurso principal era sobre a vinda do Messias  e foi ele que batizou Jesus , a pedido deste , no Rio Jordão , em Pela .

Mais tarde elas  passaram  a ser uma comemoração da Igreja Católica em  homenagem aos três santos do mês de junho: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29 é para São Pedro ., passando a derem chamadas de Festas Juninas .

               

No Brasil elas foram introduzidas mo período da colonização pelos portugueses , os quais as trouxeram da Europa .

Naquela época existia uma grande influência de elementos culturais no país , tais como : portugueses  , chineses , espanhóis e franceses . Da França herdamos a “dança marcada” que era uma característica típica das danças nobres e que no Brasil deu origem às chamadas “quadrilhas na roça “. Já a tradição dos” fogos de artifício” veio da China por causa da manipulação da pólvora pelos chineses . Espanha e Portugal nos legaram a “dança das fitas “.

Todos esses elementos culturais estrangeiros mesclaram-se aos aspectos culturais brasileiros dos indígenas , dos afro brasileiros e dos imigrantes europeus que se instalaram nas diversas regiões do país e adquiriram às características dessas regiões .

Para os africanos e silvícolas não foi difícil aceitar ” esses costumes ” porque eles se assemelhavam aos da sua cultura nativa .

Com o passar dos anos essas festas proliferaram por todo o território nacional , porém , foi no Nordeste que elas se enraizaram , tornado-se um ponto forte da nossa cultura . Nessa região do país as comemorações duram um mês , pois além das tradicionais fogueiras (por ser um mês friorento ), há também barraquinhas de comidas e bebidas típicas , as famosas quadrilhas na roça , brincadeiras como o Pau de Sebo , o Correio Elegante , a queima dos fogos de artifício , etc…

Elas são ainda o motivo para os nordestinos agradecerem às raras chuvas que caem na região , pois é época de colheita do milho e também da entrada de recursos econômicos devido ao enorme número de turistas nacionais e estrangeiros  que delas participam .

No Sul do país são realizadas “quermesses “em honra aos três santos .

Países europeus como : Reino Unido , Irlanda , França , Itália , Malta , Canadá , Norte da Europa e também os USA realizam as festas entre os dias 19 e 25 de junho .

 

 

.                                                     VIRGINIA LEITE

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS, Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para AS FESTAS JUNINAS E SUA ORIGEM

  1. Oliveirawa disse:

    São João,🎵🎶 São João, acende a fogueira de nossos corações 🎵🎶…. Parabéns pelo tema Virginia, meu abraço fraterno!

    Curtido por 1 pessoa

  2. VIVIMETALIUN disse:

    Olha que aqui na Bahia São joão em junho é sagrado não pode faltar essa festa,mais achei interessante não conhecia a história da festa junina agora eu sei. 😀

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s