“V – E DAY “

Há 71 anos atrás deu-se o ” DIA DA VITÓRIA ” , data formal da derrota da Alemanha Nazista  em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Esse dia devolveu à Europa e aos seus países aliados , a paz , a liberdade e a democracia  , tão desejadas .

A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos

No dia 1º de setembro de 1939, as forças nazistas alemãs de Adolf Hitler invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Na época, o presidente da República era Getúlio Vargas.

A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.

O primeiro grupo de militares brasileiros chegou à Itália em julho de 1944. O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).Esse grupo é conhecido por “pracinhas brasileiros “.

Os pracinhas conseguem vitórias importantes contra os alemães, tomando cidades e regiões estratégicas que estavam no poder destes, como o Monte Castelo, Turim, Montese, entre outras. Mais de 14 mil alemães se renderam aos brasileiros, que também ficaram com despojos como milhares de cavalos, carros e munição.

A ação dos pracinhas não foi fácil por vários motivos. O primeiro, porque o treinamento recebido no Brasil e nos Estados Unidos não era muito próximo à realidade da guerra que encontraram. Os soldados não estavam habituados ao clima frio dos montes Apeninos, que atravessam a Itália e nem acostumados a lutar em local montanhoso. Só na batalha do Monte Castelo, houve mais de 400 baixas entre os brasileiros.

” “Além disso, foi fundamental para o esforço de guerra a cessão de bases navais e aéreas no território brasileiro. Um desses locais que teve participação decisiva foi Natal, no Rio Grande do Norte”, afirma o professor Marcus Firmino Santiago da Silva , coordenador do curso de Direito da Escola Superior Professor Paulo Martins do DF. A capital potiguar serviu como local para abastecimento dos aviões de guerra americanos e base naval antissubmarinos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a FEB foi desfeita em 1946.

É lamentável que  os dirigentes do nosso país não dêem a devida importância para esse fato histórico onde bastante vidas dos pracinha foram perdidas .

Parece-me que o Brasil se esqueceu dos seus vinte e cinco mil homens que , enfrentando mil dificuldades , com armamentos precários e combatendo um inimigo bem experiente em batalha , deram à própria vida contra a opressão , a intolerância , a discriminação racial  e a escravidão totalitária dos invasores .

Para esses Heróis , hoje esquecidos pelas autoridades governamentais , tenho a dizer :
MUITO OBRIGADA !” , AONDE QUER QUE ELES ESTEJAM  , aqui ou na Espiritualidade !…
VIRGINIA LEITE
Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para “V – E DAY “

  1. Nos dias atuais e com uma ‘certa desvalorização’ do papel do exército brasileiro para o país, fazer menção deste fatos históricos é muito importante. Abrs

    Curtido por 3 pessoas

  2. hangferrero disse:

    Louvável a ideia deste post Vi! Parabéns, pela grandeza do reconhecimento!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oliveirawa disse:

    Virginia, você nos deu a oportunidade com seu texto de conhecer um pouco mais a história, e o exemplo de bravura dos Soldados Brasileiros na 2a guerra. Este exemplo de fato não deve ser esquecido, principalmente as baixas que lá tivemos, na luta pelo ideal democrático Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  4. foureaux disse:

    Uma data a não esquecer!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s