DESCOBRIMENTO DO BRASIL E INCONFIDÊNCIA M INEIRA

Nesta mês se comemora , dentre outros fatos , o Descobrimento do Brasil ( 22 de abril de 1500 )e a Inconfidência Mineira(  1789 ).,   cujo mártir foi TIRADENTES .

CRÉDITO DAS  IMAGENS : GOOGLE

Em 22/04/1500 o navegador português Pedro Álvares Cabral aportou no Brasil com 12 caravelas que traziam  1.400 homens ( marinheiros , cozinheiros , técnicos em navegação , escrivão  e padre ) . Como eles pensavam que o local fosse um monte ,  batizaram-no de Monte Pascal  , por ser a Semana da Páscoa .

No dia 24/04/1500  ocorreu o primeiro encontro entre eles e os indígenas ( nativos da ter- ra ) .  Esse encontro foi relatado pelo escrivão Pero Vaz Caminha  como pacífico , porém , estranho devido à grande diferença  cultural e social entre as  partes .

 

 

 

No dia 26/04/1500 foi rezada a primeira missa em terra firme por Frei Henrique Coimbra e , logo após, a frota seguiu  rumo às Índias em busca das especiarias .

Como acreditassem que a terra recém descoberta fosse uma ilha , deram-lhe o nome de Ilha de Vera Cruz (1º nome do Brasil ) . Entretanto , um pouco mais tarde , novas expedições portuguesas constataram tratar- se de um continente , surgindo assim o 2º nome do Brasil  – Terra De Santa Cruz . Foi somente após a descoberta da grande riqueza da terra – o Pau Brasil – ( 1.511 ) que nosso país passou a ser chamado de BRASIL ( 3º nome ) .

O único e principal documento histórico sobre o Descobrimento do Brasil  é a Famosa Carta do escrivão Pero Vaz de Caminha  ao rei de Portugal , D.Manuel I  , na qual ele relata com detalhes tudo o que aconteceu durante a viagem  até os momentos da descoberta da nova terra , com suas riquezas , seus habitantes  , etc.

Infelizmente esse dia nunca mereceu ser considerado Feriado Nacional por nenhum dirigente dos diversos regimes governamentais políticos pelos quais o país já passou e  ainda passa  . Essa atitude denota total falta de patriotismo e civismo  por parte das autoridades  governamentais .

Somos um país que desde os seus primórdios possuía uma Natureza tão pródiga em riquezas minerais , belezas naturais  e imensa área geográfica produtiva  , porém , com péssimos e corruptos dirigentes que ainda hoje  vilipendiam essas riquezas , vendendo-as para dirigentes também inescrupulosos .

E tudo isso é devido a uma grande parte da população que não sabe votar  com consciência  e , sim com  o interesse de se beneficiar com as famigeradas “bolsas” e não trabalhar pelo” pão nosso de cada dia” .

 

 

No final dos meados do século XVIII( 1789 ) , em Vila Rica de Ouro Preto , Minas Gerais , iniciou-se um movimento revolucionário , chamado de “Inconfidência Mineira ou Conjuração  Mineira “ , em pleno ciclo do ouro .

Essa Inconfidência foi uma conspiração de natureza  separatista  na antiga capitania de Minas Gerais  contra a cobrança  da “derrama” ( uma taxa obrigatória  que a população deveria completar no que faltasse na cota imposta de 100 arrobas de ouro (1.500 kg ) anuais enviadas para a Coroa Portuguesa)  e o domínio português .

Os idealizadores foram um punhados de brasileiros  chefiados pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier , alcunhado de “TIRADENTES “, devido a sua profissão de dentista .

Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo mineiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial .

No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro.

O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes  era formado pelos poetas e escritores Tomas Antonio Gonzaga , Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto , Tomás Antonio Gonzaga  o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira e o traidor Silvério dos Reis . A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim : Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).A Bandeira foi adotada por Minas Gerais .

Eles combinaram também que a revolta estouraria no dia da cobrança do quinto do ouro (derrama) . Porém , como em todo movimento revolucionário onde se visa a independência  há sempre a figura de um traidor , essa rebelião não fugiu à regra .

Se o traidor  Joaquim Silvério dos Reis não tivesse entregue seus companheiros às autoridades portuguesas , talvez os inconfidentes tivessem alcançado seus objetivos . Sua denúncia foi feita ao Governador do Rio de Janeiro  e ele como recompensa teve suas dívidas perdoadas .

Como  Tiradentes estava no Rio de Janeiro , o governador mandou prendê-lo imediatamente . Tiradentes  para livrar seus companheiros , tomou para si toda a responsabilidade pela trama e foi enforcado ,  no  Largo da Lampadosa ( Rio de Janeiro )tendo seu corpo totalmente esquartejado  e espalhado por todo o trajeto até Minas Gerais .Isso se deu em 21 de abril de 1792 .

Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.

 

O Dia da Liberdade ou Dia Nacional da Liberdade foi instituído no Brasil através da Lei nº 13.117, de 7 de maio de 2015 . A data já era comemorada nos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro . .

O Dia Nacional da Liberdade remete à data do batismo de Joaquim José da Silva Xavier (12 de novembro de 1746) .

 

Os nossos políticos e “desgovernantes” deveriam se mirar no exemplo de Tiradentes. Mas… fazer o quê? Se o povo  é masoquista e não quer aprender a votar corretamente , tornando-se desse modo , cúmplice de “desgovernantes” mentirosos, traiçoeiros, corruptos , psicóticos.e beberrões .

Ele é considerado o “Proto Mártir da Independência do Brasil ” ; é patrono cívico do Brasil das Polícias  Militares Estaduais e um herói nacional.!

É de brasileiros do “nipe ” de Tiradentes que a Nação está necessitando , urgentemente , a fim de que o sacrifício dele e demais mártires , não tenha sido em vão! E cabe a nós , o povo , exigirmos um governo verdadeiramente democrático , competente , justo , íntegro que eleve o Brasil a um patamar bem mais elevado para  que ele volte a ser respeitado interna como internacionalmente!

VIRGINIA LEITE

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para DESCOBRIMENTO DO BRASIL E INCONFIDÊNCIA M INEIRA

  1. Mônica Torres disse:

    Cara Virgínia, seu texto é uma viagem. Como é interessante fazer a leitura do tempo cuidadosamente ilustrado no texto. A história parece se repetir em seu desenrolar político. O grupo formado por “representantes da elite mineira” cujos membros eram cidadãos brasileiros de bem, ansiosos pela libertação de um jugo injusto e opressor. As razões, sempre as mesmas, a injustiça social cuja mola motriz era o ouro. A traição, a venda da alma em troca de benesses… quantos “Joaquim Silvério dos Reis” temos sustentado ainda nos tempos de agora. Contudo, Virgínia, devo lembrar-lhe de uma coisa, e você há de concordar comigo: nosso povo, não tem opção de voto. Não há entre os “Suas Incelenças” nem entre os candidatos, um sequer a quem possamos entregar nossas decisões, sem medo. Não há um líder, um representante real de nossos sonhos dispostos a encarnar a moral e o civismo de Tiradentes.
    Pobre nação, maltratada, vilipendiada, ferida em sofrimentos que se repetem, pela nossa ignorância, pelo nosso DNA contaminado de impurezas, cuja tradução popular é ‘jeitinho brasileiro’.
    Parabéns, querida, pela lembrança que homenageia o justo, o certo e o honrado. Deus nos dê discernimento e força para mudar o que é necessário nesta terra. Abraços!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. vileite disse:

    Linda resposta , Mônica ! Concordo sim . Lamentavelmente já não se fazem mais heróis patriotas como antigamente .e o povo contaminado não quer receber o antídoto que o livraria de todos esses males milenares .

    Curtir

  3. Alvaro MSan disse:

    Nesse pequeno espaço de quinhentos anos nossa nação sempre este as voltas com saqueadores, impostos impostos e traidores. Todos ao seu tempo rapinaram e escravizaram nossa gente.
    .
    A escravidão acabou? Será?
    .
    Hoje a escravidão física no Brasil ainda existe em menor n° e grau. Mas a escravidão mental esta a todo o vapor. A traição é o mote da nossa política. 30 moedas de ouro ainda vislumbram e encantam muita gente.
    .
    Podemos dizer que neste quesito evoluímos. Agora 30 paus e um sanduba de mortadela faz com que muita gente feche os olhos e tampem os ouvidos para os fatos reais da decadência financeira e moral em que Lula&Dilma lançaram o país.
    .
    Na atualidade, brasilianismo decadente. Patriotismo relutante e nossa imoralidade eleitoral nos tornam presas fáceis de mitos e salvadores tão gatunos quanto o cão..
    .
    Nossa juventude se rebelou e se amotinou. Se recusa a entender que o estudo e o trabalho que dignificam um homem e uma nação teriam que ser prioridades em qualquer tempo.
    .
    Pobre Brasil. Pobre povo brasileiro. Povo este que se contenta com migalhas oferecidas e retiradas do próprio lombo…
    ,
    Esperar de Lula/Dilma/PT&Cia algum ato de bravura e honestidade e esperar que morram por uma causa qualquer é ser tolo e iludido.
    .
    Tudo se resume ao seguinte:
    .
    DINHEIRO E PODER…

    Sempre foi assim e sempre será…

    Curtido por 1 pessoa

    • vileite disse:

      Excelente explanação , Álvaro ! Pesarosamente tenho que concordar que está muito difícil de se sair dessa “rede de corrupção , mentiras e intrigas ” , mas ei ainda mantenho a esperança de que um “milagre” possa acorrer e nos libertar desse jugo nefasto de corrupção , criminalidade e poder doentio .

      Curtir

  4. VALÉRIA FERNANDES disse:

    Excelente! seu artigo Virgínia..Tudo continua a busca de poderes,interesses…Não há Patriotismo…me lembro das aulas de Moral e Cívica. Lembro qdo cantávamos o hino Nacional antes de começar as aulas….Hoje vemos um País…debaixo dos escombros…Corrupções, preocupações com esquemas de propinas, lavagem de dinheiro….Hoje somos ESCRAVOS, desse poder corrupto…que nos arranca o suor, através dos nossos impostos. Mas acredito em DEUS, e que a sociedade continue unidas nos Movimentos VemPraRua. O IMPEACHMENT, já sendo um avanço, embora precisa passar por duas votações n Senado. Mas a pressão da sociedade, começou dar bons resultados. Abraço! bem oportuno a explanação do texto.

    Curtido por 1 pessoa

    • vileite disse:

      Grata , Valéria ! Realmente , se analisarmos bem todos os antigos movimentos pela libertação dessa Nação hoje, diante de toda essa odiosa trama de corrupção , mentiras, crimes e sede de poder interminável , tornaram-se obsoletos ( acredito que nossos heróis estejam chorando e se revolvendo nos túmulos ) . A pressão da Sociedade precisa se tornar cada dia maior a fim de que possamos ver brilhar de novo no nosso Céu Azul o novo Sol da Liberdade !
      Abraços Fraternos !

      Curtido por 1 pessoa

  5. Oliveirawa disse:

    Virginia seu texto é um convite para que possamos REDESCOBRIR essa Pátria de Vera Cruz….rsrs

    Curtido por 1 pessoa

  6. vileite disse:

    Então, mãos à obre : redescubramo -la , mas desta vez de uma forma correta ! kkk…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s