Nesta mês se comemora , dentre outros fatos , o Descobrimento do Brasil ( 22 de abril de 1500 )e a Inconfidência Mineira( 1789 )., cujo mártir foi TIRADENTES .
CRÉDITO DAS IMAGENS : GOOGLE
Em 22/04/1500 o navegador português Pedro Álvares Cabral aportou no Brasil com 12 caravelas que traziam 1.400 homens ( marinheiros , cozinheiros , técnicos em navegação , escrivão e padre ) . Como eles pensavam que o local fosse um monte , batizaram-no de Monte Pascal , por ser a Semana da Páscoa .
No dia 24/04/1500 ocorreu o primeiro encontro entre eles e os indígenas ( nativos da ter- ra ) . Esse encontro foi relatado pelo escrivão Pero Vaz Caminha como pacífico , porém , estranho devido à grande diferença cultural e social entre as partes .
No dia 26/04/1500 foi rezada a primeira missa em terra firme por Frei Henrique Coimbra e , logo após, a frota seguiu rumo às Índias em busca das especiarias .
Como acreditassem que a terra recém descoberta fosse uma ilha , deram-lhe o nome de Ilha de Vera Cruz (1º nome do Brasil ) . Entretanto , um pouco mais tarde , novas expedições portuguesas constataram tratar- se de um continente , surgindo assim o 2º nome do Brasil – Terra De Santa Cruz . Foi somente após a descoberta da grande riqueza da terra – o Pau Brasil – ( 1.511 ) que nosso país passou a ser chamado de BRASIL ( 3º nome ) .
O único e principal documento histórico sobre o Descobrimento do Brasil é a Famosa Carta do escrivão Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal , D.Manuel I , na qual ele relata com detalhes tudo o que aconteceu durante a viagem até os momentos da descoberta da nova terra , com suas riquezas , seus habitantes , etc.
Infelizmente esse dia nunca mereceu ser considerado Feriado Nacional por nenhum dirigente dos diversos regimes governamentais políticos pelos quais o país já passou e ainda passa . Essa atitude denota total falta de patriotismo e civismo por parte das autoridades governamentais .
Somos um país que desde os seus primórdios possuía uma Natureza tão pródiga em riquezas minerais , belezas naturais e imensa área geográfica produtiva , porém , com péssimos e corruptos dirigentes que ainda hoje vilipendiam essas riquezas , vendendo-as para dirigentes também inescrupulosos .
E tudo isso é devido a uma grande parte da população que não sabe votar com consciência e , sim com o interesse de se beneficiar com as famigeradas “bolsas” e não trabalhar pelo” pão nosso de cada dia” .
No final dos meados do século XVIII( 1789 ) , em Vila Rica de Ouro Preto , Minas Gerais , iniciou-se um movimento revolucionário , chamado de “Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira “ , em pleno ciclo do ouro .
Essa Inconfidência foi uma conspiração de natureza separatista na antiga capitania de Minas Gerais contra a cobrança da “derrama” ( uma taxa obrigatória que a população deveria completar no que faltasse na cota imposta de 100 arrobas de ouro (1.500 kg ) anuais enviadas para a Coroa Portuguesa) e o domínio português .
Os idealizadores foram um punhados de brasileiros chefiados pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier , alcunhado de “TIRADENTES “, devido a sua profissão de dentista .
Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo mineiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial .
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro.
O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas e escritores Tomas Antonio Gonzaga , Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto , Tomás Antonio Gonzaga o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira e o traidor Silvério dos Reis . A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim : Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).A Bandeira foi adotada por Minas Gerais .
Eles combinaram também que a revolta estouraria no dia da cobrança do quinto do ouro (derrama) . Porém , como em todo movimento revolucionário onde se visa a independência há sempre a figura de um traidor , essa rebelião não fugiu à regra .
Se o traidor Joaquim Silvério dos Reis não tivesse entregue seus companheiros às autoridades portuguesas , talvez os inconfidentes tivessem alcançado seus objetivos . Sua denúncia foi feita ao Governador do Rio de Janeiro e ele como recompensa teve suas dívidas perdoadas .
Como Tiradentes estava no Rio de Janeiro , o governador mandou prendê-lo imediatamente . Tiradentes para livrar seus companheiros , tomou para si toda a responsabilidade pela trama e foi enforcado , no Largo da Lampadosa ( Rio de Janeiro )tendo seu corpo totalmente esquartejado e espalhado por todo o trajeto até Minas Gerais .Isso se deu em 21 de abril de 1792 .
Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.
O Dia da Liberdade ou Dia Nacional da Liberdade foi instituído no Brasil através da Lei nº 13.117, de 7 de maio de 2015 . A data já era comemorada nos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro . .
O Dia Nacional da Liberdade remete à data do batismo de Joaquim José da Silva Xavier (12 de novembro de 1746) .
Os nossos políticos e “desgovernantes” deveriam se mirar no exemplo de Tiradentes. Mas… fazer o quê? Se o povo é masoquista e não quer aprender a votar corretamente , tornando-se desse modo , cúmplice de “desgovernantes” mentirosos, traiçoeiros, corruptos , psicóticos.e beberrões .
Ele é considerado o “Proto Mártir da Independência do Brasil ” ; é patrono cívico do Brasil das Polícias Militares Estaduais e um herói nacional.!
É de brasileiros do “nipe ” de Tiradentes que a Nação está necessitando , urgentemente , a fim de que o sacrifício dele e demais mártires , não tenha sido em vão! E cabe a nós , o povo , exigirmos um governo verdadeiramente democrático , competente , justo , íntegro que eleve o Brasil a um patamar bem mais elevado para que ele volte a ser respeitado interna como internacionalmente!
VIRGINIA LEITE
Cara Virgínia, seu texto é uma viagem. Como é interessante fazer a leitura do tempo cuidadosamente ilustrado no texto. A história parece se repetir em seu desenrolar político. O grupo formado por “representantes da elite mineira” cujos membros eram cidadãos brasileiros de bem, ansiosos pela libertação de um jugo injusto e opressor. As razões, sempre as mesmas, a injustiça social cuja mola motriz era o ouro. A traição, a venda da alma em troca de benesses… quantos “Joaquim Silvério dos Reis” temos sustentado ainda nos tempos de agora. Contudo, Virgínia, devo lembrar-lhe de uma coisa, e você há de concordar comigo: nosso povo, não tem opção de voto. Não há entre os “Suas Incelenças” nem entre os candidatos, um sequer a quem possamos entregar nossas decisões, sem medo. Não há um líder, um representante real de nossos sonhos dispostos a encarnar a moral e o civismo de Tiradentes.
Pobre nação, maltratada, vilipendiada, ferida em sofrimentos que se repetem, pela nossa ignorância, pelo nosso DNA contaminado de impurezas, cuja tradução popular é ‘jeitinho brasileiro’.
Parabéns, querida, pela lembrança que homenageia o justo, o certo e o honrado. Deus nos dê discernimento e força para mudar o que é necessário nesta terra. Abraços!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Linda resposta , Mônica ! Concordo sim . Lamentavelmente já não se fazem mais heróis patriotas como antigamente .e o povo contaminado não quer receber o antídoto que o livraria de todos esses males milenares .
CurtirCurtir
Nesse pequeno espaço de quinhentos anos nossa nação sempre este as voltas com saqueadores, impostos impostos e traidores. Todos ao seu tempo rapinaram e escravizaram nossa gente.
.
A escravidão acabou? Será?
.
Hoje a escravidão física no Brasil ainda existe em menor n° e grau. Mas a escravidão mental esta a todo o vapor. A traição é o mote da nossa política. 30 moedas de ouro ainda vislumbram e encantam muita gente.
.
Podemos dizer que neste quesito evoluímos. Agora 30 paus e um sanduba de mortadela faz com que muita gente feche os olhos e tampem os ouvidos para os fatos reais da decadência financeira e moral em que Lula&Dilma lançaram o país.
.
Na atualidade, brasilianismo decadente. Patriotismo relutante e nossa imoralidade eleitoral nos tornam presas fáceis de mitos e salvadores tão gatunos quanto o cão..
.
Nossa juventude se rebelou e se amotinou. Se recusa a entender que o estudo e o trabalho que dignificam um homem e uma nação teriam que ser prioridades em qualquer tempo.
.
Pobre Brasil. Pobre povo brasileiro. Povo este que se contenta com migalhas oferecidas e retiradas do próprio lombo…
,
Esperar de Lula/Dilma/PT&Cia algum ato de bravura e honestidade e esperar que morram por uma causa qualquer é ser tolo e iludido.
.
Tudo se resume ao seguinte:
.
DINHEIRO E PODER…
Sempre foi assim e sempre será…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente explanação , Álvaro ! Pesarosamente tenho que concordar que está muito difícil de se sair dessa “rede de corrupção , mentiras e intrigas ” , mas ei ainda mantenho a esperança de que um “milagre” possa acorrer e nos libertar desse jugo nefasto de corrupção , criminalidade e poder doentio .
CurtirCurtir
Excelente! seu artigo Virgínia..Tudo continua a busca de poderes,interesses…Não há Patriotismo…me lembro das aulas de Moral e Cívica. Lembro qdo cantávamos o hino Nacional antes de começar as aulas….Hoje vemos um País…debaixo dos escombros…Corrupções, preocupações com esquemas de propinas, lavagem de dinheiro….Hoje somos ESCRAVOS, desse poder corrupto…que nos arranca o suor, através dos nossos impostos. Mas acredito em DEUS, e que a sociedade continue unidas nos Movimentos VemPraRua. O IMPEACHMENT, já sendo um avanço, embora precisa passar por duas votações n Senado. Mas a pressão da sociedade, começou dar bons resultados. Abraço! bem oportuno a explanação do texto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grata , Valéria ! Realmente , se analisarmos bem todos os antigos movimentos pela libertação dessa Nação hoje, diante de toda essa odiosa trama de corrupção , mentiras, crimes e sede de poder interminável , tornaram-se obsoletos ( acredito que nossos heróis estejam chorando e se revolvendo nos túmulos ) . A pressão da Sociedade precisa se tornar cada dia maior a fim de que possamos ver brilhar de novo no nosso Céu Azul o novo Sol da Liberdade !
Abraços Fraternos !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Virginia seu texto é um convite para que possamos REDESCOBRIR essa Pátria de Vera Cruz….rsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Então, mãos à obre : redescubramo -la , mas desta vez de uma forma correta ! kkk…
CurtirCurtir