DOIS DE FEVEREIRO : DIA DE IEMANJÁ

 Iemanjá, é um orixá africano das religiões Candomblé e Umbanda , cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá”- “Mãe cujos filhos são peixes” e suas festas se dão em 31 de dezembro , 02 de fevereiro , 15 de agosto e 08 de dezembro .

Ela é uma divindade das Águas Doces e Salgadas que no Brasil é também conhecida por “Rainha do Mar ‘, “Mãe D’água ” e ” Dona Janaína “.

Na mitologia yoruba é filha de Olokun soberana dos mares . Orixá muito venerada  e é considerada como “Mãe de todos os Orixás ”

D.M. Zenicola disse : ” Ela representa o poder progenitor feminino ; é ela que nos faz nascer , divindade que é maternidade universal do mundo ”

É protetora dos pescadores , jangadeiros , dos idosos , das crianças e das famílias .

Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.

Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consanguíneos ou não. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.

Hoje , dia 02 de fevereiro , em Salvador , Bahia acorre a maior festa popular dedicada à IEMANJÁ , na qual milhares de pessoas de branco , em procissão , se dirigem à PRAIA DO RIO VERMELHO onde depositam suas oferendas pleas graças recebidas dela . Já no Rio de Janeiro a sua festa é no dia 31 de dezembro junto com a passagem do ano .

E este ano a festa é mais especial ainda porque ela é um dos Orixás que estão regendo 2.016 . Aproveitemos para agradecer tudo o que Ela faz por nós e para pedir-lhe humildemente que abençoe e salve o Brasil de tanta corrupção , tanta opressão e violência.

Também no meio musical Ela tem homenagens , a saber : Dorival Caymmi fez várias músicas como :” É doce morrer no mar “(1943); “Quem vem para a beira do mar “1954). Também Baden Powell e Vinicius de Moraes a reverenciaram no “Afrosambas”(1966) . Sem falar na voz de Clara Nunes que foi romantizada com o ” Canto da Areia ” (1974) . Foi ainda tema da novela “Porto dos Milagres “(2001) através da canção “Caminhos do Mar ” com Gal Costa .

Glauber Rocha (1962) dirigiu um filme chamado de ” Barravento ” que versava sobre Ela . Em 1971 , 1976 , 1978 , 1981 1997 , 2001 e 2013 surgiram outros filmes , documentário e minissérie .

No dia 02 de fevereiro também na Bahia há a festa católica na Igreja de Nossa  Senhora da Conceição da Praia  , na Cidade Baixa .

No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade , Nossa Senhora da Glória e  a Virgem Maria.

Saudações a "Rainha do Mar"

Características dos filhos de Iemanjá

Pelo fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade, confiança, grande conselheira. É mãe.

Sempre tem os braços abertos para acolher junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas. Tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus.

O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor. Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem como ajuntó o orixá Ogum, torna-se muito agressivo e radical.

Diferente é quando o ajuntó é Oxóssi, aí sim, é pessoa calma, tranquila, e sempre reage com muita tolerância. O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda.

Gostam de viver num ambiente confortável e, mesmo quando pobres, pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte. Apreciam o luxo, as jóias caras e os tecidos vistosos e bons perfumes. Entretanto, não possuem a mesma vaidade coquete de Oxum, sempre apresentando uma idade maior, mais responsáveis e decididos do que os filhos da Oxum.

A força e a determinação fazem parte de suas características básicas, assim como o sentido de amizade, sempre cercada de algum formalismo. Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas ambiciosas nem obcecadas pela própria carreira, detendo-se mais no dia a dia, sem grandes planos para atividades a longo prazo. Pela importância que dá a retidão e à hierarquia, Iemanjá não tolera mentira e a traição. Assim sendo, seus filhos demoram a confiar em alguém, e quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro círculo de amigos, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas.

Iemanjá é sincretisada com Nossa Senhora dos Navegantes e homenageada em 02 de fevereiro.

O dia consagrado a Ela é o Sábado .

  • Flores: rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas
  • Pedras: pérola, água marinha
  • Metal: prataPara Iemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo assimilado em parte por muitos ramos da Umbanda. Cultuada especialmente também como Nossa Senhora dos Navegantes.

    Oração a Iemanjá: Oh! Doce e querida mamãe Iemanjá.

  • Vós permitistes que no seio de vossa morada se formassem as primitivas formas de vida, que formam o berço de toda a criação, de toda a natureza, e de toda a humanidade, aceitai nossas preces de reconhecimento e amor.

    Oh! Visão divina e celestial.

    Que os lampejos que emanam de vosso diáfano manto de estrelas venham, como benéficas vibrações espirituais, aliviar os nossos males, curar aos doentes, apaziguar os nossos irmãos irados, consolar os corações aflitos.

    Que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las sejam as ondas do mar portadoras de vossos fluidos divinos.

    Fazei, Senhora rainha das águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada traga-nos a presença de Oxalá, limpe os nossos corações de todas as maldades e mal querências.

    Que os nossos corpos, tocados por vossas águas sagradas, libertem-se em cada onda que passa, de todos os males matérias e espirituais.

    Que a primeira onda a nos tocar afaste de nossas mentes todos os eventuais desejos de vingança.

    Que a segunda onda lave nossos corações e nosso espírito, para que não atinjam as infâmias e mal querência de nossos desafetos.

    Que a terceira onda afaste a vaidade de nossos corações.

    Que a quarta onda lave nosso corpo de todos os males e doenças físicas para que, sadios, possamos prosseguir.

    Que a quinta onda afaste de nossa mente a ganância e a cobiça.

    Que a sexta onda venha carregada de flores e que nosso maior desejo seja o de cultivar o amor fraternal que deve existir entre todos os homens.

    E que ao passar a sétima onda, nós, puros e limpos de mente, corpo e alma, possamos ver, ainda que apenas por alguns segundos o esplendor de vossa radiosa imagem.

    É o que humildemente vos suplicam os filhos de Umbanda.

    Oração de: Ronaldo A. Linares no site Povo de Aruanda

    “QUE MÃE IEMANJÁ ABENÇOE E PROTEJA SEMPRE TODOS NÓS E O PLANETA TERRA TAMBÉM !!! “

 

FONTES :

1 – WIKIPÉDIA.ORG

2 – SIGNIFICADOS.COM

3 – RAIZESESPIRITUAIS.COM

4 – IMAGENS : GOOGLE

 

VIRGINIA LEITE

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em PRECES ORAÇÕES E ASSUNTOS MÍSTICOS, Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s