25 DE JANEIRO : FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO

CRÉDITO DA IMAGEM : GOOGLE

Em 25/01/1553 os Padres JOSÉ DE ANCHIETA e MANOEL DA NÓBREGA chegaram no Planalto de Piratininga onde construíram o Colégio dos Jesuítas  que ficou pronto no dia 25/01/1554 , dia esse  em que se celebra  a conversão do Apóstolo Paulo ao catolicismo . Posteriormente , a data foi escolhida como sendo o aniversário da Cidade que passou a se chamar SÃO PAULO .

O dia 25/01/1554 tornou-se a data da Fundação de São Paulo . Contudo o o PLANALTO DE PIRATININGA só passou a ser  a Cidade de SÃO PAULO 157 anos apos ( 1.711 ) com o reconhecimento do Rei de Portugal .

Em 1.815 , SÃO PAULO tornou-se a Capital da Província de São Paulo e , em 1.827 , ela teve a sua primeira Universidade , passando assim a ser um dos polos intelectuais e políticos da época .

No final do século XIX obteve crescimento econômico com a extração do café que atraiu muitos imigrantes para trabalharem na área industrial ( início da revolução  industrial ) .

O seu Marco Zero , aprovado em 1.932 , é hoje a PRAÇA DA SÈ , antigo Pátio do Colégio dos Jesuítas .

No dia de hoje há muitos eventos como : shows , exposições culturais , feiras , atividades circenses , etc .

Ela é uma das maiores cidades do mundo , sendo considerada como o berço do Brasil e a famosa “terra da garoa “.

Aos paulistanos , tudo de bom , não apenas hoje , mas sempre !

 

CRÉDITO DA IMAGEM : GOOGLE

 

VIRGINIA LEITE

 

 

 

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS, Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para 25 DE JANEIRO : FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO

  1. Tinha um amigo meu que dizia toda vez que ia para São Paulo a seguinte: Hoje eu vou para o Brasil!

    Curtido por 2 pessoas

  2. VALÉRIA FERNANDES disse:

    Ah! Virgínia, que comentário, excelente esse texto. SÃO PAULO é tudo de bom… como se fosse um Estado de primeiro mundo. Tudo começa em SP, pra depois outros estados. Quando conheci SÃO PAULO, digamos…foi amor a primeira vista. ADOREIIIII!!…Se não fosse de GOIÁS, que tenho o maior orgulho em ser Goiana. Gostaria de ser Paulistana. Belo estado. Infelizmente, a violência é escancarada, pois nossos Políticos deixam a desejar….Parabéns! SAMPA, pelos seus 462 anos…Bela homenagem. E, viva os Paulistanos!!! Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário