DIA 20 DE JANEIRO : DIA DE SÃO SEBASTIÃO

Hoje se comemora o Dia de São Sebastião que é o padroeiro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro , conhecida por ” Cidade Maravilhosa , assim como de muitas outras cidades brasileiras .

Ele é o Protetor contra a peste , a fome e as guerras . Ele nasceu em Narbone ( França )no ano de 256 e faleceu em Roma( Itália ) , em 286 . É um Mártir e Santo Cristão morto pela perseguição aos cristãos , ordenada pelo  Imperador Deocleciano . Seu nome tem origem grega e significa divino e venerável .

Em 283 quando estava em Roma alistou-se no Exército Romano com o objetivo de confortar o coração dos cristãos que estravam enfraquecidos pelas constantes torturas de Deocleciano . Como ele tinha caído nas boas graças do Imperador Deocleciano e de Maximiniano , os quais ignoraram que ele fosse cristão , foi promovido a Capitão da Guarda Pessoal dos dois , a chamada Guarda Pretoriana .

Entretanto , em 286 , Deocleciano o considerou traidor, por ser benevolente com os cristãos, ordenando então que ele fosse executado através de flechas . Isso o tornou um símbolo iconográfico .

Tendo sido considerado como morto seu corpo foi jogado no rio , porém , ele estava vivo e Santa Irene o socorreu .

Assim que se recuperou , retornou à presença de Deocleciano que ordenou que ele fosse espancado até a morte e após , seu  corpo foi jogado no esgoto público  de Roma .

Contudo , seu corpo foi resgatado por Santa Luciana que o limpou e  o sepultou nas catacumbas . Seu símbolo heráldico é um jovem amarrado a uma estaca com várias perfurações de flechas no corpo .

Ele é venerado tanto pela Igreja Católica quanto perla Ortodoxa , bem como na Umbanda  onde ele é o Orixá Oxóssi – Senhor das florestas e matas , das relações entre os reinos animal e vegetal , da fartura , do sustento e é o Grande Caçador .

Encontraremos muito mais coisas sobre ele no folclore , na literatura , no cinema , na música e nas artes . Além de ser o Padroeiro do Rio de Janeiro , ele é também  o de algumas outras cidades brasileiras .

Em Portugal , cidades como Santa Maria da Feira ( Festa da Fogaceira ), em Miranda , em Vale do Juncal , na Granja de Penedono  e na Aldeia dos Pisões ( freguesia de Patalas ) ele também é venerado .

Agradecendo a esse valoroso e milagroso  Santo pela proteção que  dá desde 01/03/1565 até os dias atuais à” Cidade Maravilhosa , cheia de encantos mil e coração do meu Brasil !” e a seus habitantes , rogamos para que Ele nos livre de todos e quaisquer males , seja dos péssimos “desgovernos estadual  e municipal “, seja da grossa e infindável corrupção , da violência e do crime organizado .

Que esta Cidade possa voltar a ser tranquila , segura  e hospitaleira tanto para seus habitantes como para os turistas .

Apesar dos pesares o Rio de Janeiro continua lindo e formoso !…

Que o Orixá Oxóssi , O Grande Caçador , cubra o Rio de Janeiro e a nós também com todo AXÉ que possamos e mereçamos receber :  ” OKÊ!ARÔ!

 

 

VIRGINIA LEITE

 

 

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS, Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s