DOZE DE OUTUBRO : UM GRANDE DIA !

No dia doze de outubro comemora-se dois grandes e importantes fatos : O Dia consagrado à Nossa Senhora Aparecida , Padroeira do Brasil e , o Dia das Crianças .

NOSSA SENHORA APARECIDA

CRÉDITO DAS IMAGENS : GOOGLE

Nossa Senhora da Conceição Aparecida , venerada pela Igreja Católica , também conhecida como Nossa Senhora Aparecida é a Rainha e Padroeira Principal do Brasil . Sua pequenina imagem de terracota acha-se na Basílica de Nossa Senhora Aparecida , na cidade de Aparecida do Norte , em São Paulo .

Ela ainda é a Padroeira das grávidas , dos recém-nascidos , dos rios , dos mares , do ouro e a beleza .

Há duas histórias sobre como foi encontrada a sua imagem , a saber :

A primeira história  que é anterior a 1743    está no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida  e diz que  , em outubro de 1717 , Dom Pedro de Almeida , governador da capitania de São Paulo foi à Guaratinguetá para uma festa em sua homenagem . Como a pesca andava escassa , os pescadores Domingos Garcia , João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria , pedindo uma boa pesca . Eles lançaram a rede várias vezes  mas, nada conseguiram ; numa última tentativa , a rede trouxe o corpo de uma imagem  sem cabeça .

Lançando novamente a rede , pegaram a cabeça da imagem e , a partir daquele momento , o “milagre ” aconteceu pois pescaram tantos peixes que os barcos quase viraram . Esse fato foi considerado como a primeira intercessão da Santa .

Nos quinze anos seguintes a imagem ficou na casa de Filipe Pedroso  e para lá se dirigiam as pessoas a fim de rezarem e pedirem graças , as quais eram concedidas .

Dessa forma , a devoção à Santa foi crescendo cada vez mais . Por isso , em torno de 1743 ,  o vigário da cidade construiu uma capela para a Virgem . Dizem que , em 20/04/1822 , o Príncipe Regente D. Pedro visitou a capela , acompanhado de sua comitiva real .

Em 1834 , a capela virou uma igreja maior ( Basílica Velha ) . Em 06/11/1888 , a Princesa Isabel visitou a Basílica e ofertou à Santa uma coroa de ouro , cravejada de diamantes  e rubis , juntamente com um manto azul , ricamente adornado como pagamento de uma promessa que fizera à Santa .

Em 28/10/1894 , a Congregação dos Missionários Redentoristas chegou à cidade e nela permanece até hoje , a fim de atender ao enorme número de romeiros . Em 08/09/1904 , houve a Coroação da Imagem com os presentes recebidos da Princesa Isabel  e a presença do então Presidente da República Rodrigues Alves .

No dia 29/04/1908 , a Igreja a Igreja passou a se chamar ” Basílica Menor “e foi sagrada em 05/09/1909 . Em 17/12/1928 , a vila onde fora erguida a antiga Igreja , emancipou-se  de Guaratinguetá e recebeu o nome o nome de “Cidade de Aparecida do Norte “, em honra à Nossa Senhora que foi a responsável pela criação da cidade .

Em 16/07/1930 , através Decreto do Papa Pio X , a Santa foi proclamada” Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal . Em 1967 , o Papa Paulo VI , deu ao Santuário a “Rosa de Ouro ” e , em 2007 , também o Papa Bento XVI ofertou outra “Rosa de Ouro ” à Basílica

BASÍLICA NOVA

Em 1955 , começou a construção da Basílica Nova e , em 1980 , o Papa João Paulo II consagrou a Nova Basílica que é o segundo maior templo católico do Brasil  e o quarto maior Santuário Mariano mais visitado no mundo . Segundo algumas fontes o Santuário comporta 45 mil pessoas  e , de acordo com outras fontes , comporta até 75 mil romeiros .

Foi apenas a partir de 12/10/1980 que seu dia tornou-se feriado nacional , através da Lei nº 6802 de 30/06/1980 que instituiu esse dia e a Santa foi reconhecida pelo Governo Federal como Padroeira do Brasil .

Em 1984 , a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ) elegeu a Basílica como Santuário Nacional .

A segunda história é posterior a 1743  e se encontra no Arquivo da Cia. de Jesus , em Roma e são os relatos dos padres José Alves Vilela ( 1743 ) e João de Morais e Aguiar (1757) sobre a aparição da Imagem . Esses documentos estão no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antonio de Guaratinguetá .

DIAS DAS CRIANÇAS

São várias as nações que reconhecem  ” O Dias das Crianças ”  , mas a data comemorativa difere de um país para o outro .

Foi na Conferência Mundial para o Bem – estar da Criança , em Genebra ( 1925 )que o dia primeiro de junho foi adotado como ” Dia Internacional da Criança ” em Angola , Portugal , Moçambique , Albânia , Armênia , Benim , Bulgária , China , Equador , etc .

No Brasil o dia delas é doze de outubro . Já  a ONU reconhece o dia vinte de novembro como Dia Mundial da Criança porque , em 20/11/1959 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança e , em 1980 , a Convenção dos Direitos da Criança .

Esse dia foi criado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho e o Presidente Arthur Bernardes , através Decreto nº 4.867 de 05/11/1924 , o oficializou .

Em 1960 , A Fábrica Estrela e a Johnson & Johnson lançaram  a ” Semana do Bebê Robusto ” a fim de aumentar suas vendas  e o conseguiram . Foi assim que essa data começou a ser comemorada  , tornando-se um dia muito importante para os setores de brinquedos e de doces no Brasil .

Nesse dia há também várias atividades culturais e desportivas  gratuitas em áreas de lazer espalhadas pela cidade .

Agradecendo à Nossa Senhora Aparecida por tudo que faz por nós e ainda fará , embora seus filhos terrenos brasileiros estejam deixando “a desejar ” . Apelando ainda que continue protegendo as nossas crianças , defendendo-as e livrando-as  de todo e qualquer mal , para que elas possam ser os Adultos livres , dignos , justos e íntegros de um novo Brasil também liberto do jugo peçonhento e opressivo de tanta corrupção .

VIRGINIA LEITE

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para DOZE DE OUTUBRO : UM GRANDE DIA !

  1. foureaux disse:

    Viva N. Sra. Aparecida!

    Curtido por 1 pessoa

  2. vileite disse:

    Boa tarde ! Sim, hoje e sempre ! Devemos nos apegar com Ela a fim de que continue sendo a Protetora desse país.

    Curtir

  3. Oliveirawa disse:

    Virginia, sobre este “maravilhoso” texto, que nos proporcionou, só um comentário para registrar, e ainda assim confesso, não é meu, COPIEI do Novo Testamento.. Evangelho Lucas Cap.1, vers.46, 50……. “Minha alma, proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. DORAVANTE TODAS AS GERAÇÔES me felicitarão, porque o TODO PODEROSO realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração”…. Salve Rainha mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança NOSSA……SALVE! Através de ti, FOMOS transformados IRMÃOS de CRISTO!….Foste Tu(Maria), escolhida entre todas as mulheres da Terra! Grato abraço Virginia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário