SAÚDE E BEM – ESTAR

O QUE É SAÚDE ?

Saúde não é só o perfeito funcionamento do organismo humano ou simplesmente ” falta de doença “; é também o bem – estar físico , mental , emocional e social dos indivíduos . Esse é o conceito de saúde adotado pela OMS .

Conforme artigo 196 da Constituição Federal de 1988 é direito de todos os cidadãos o Estado garantir a saúde por meio de políticas econômicas e sociais a fim de que o risco de surgimento de doenças e outros agravos diminua ou acabe de vez .

Assim , a manutenção da saúde depende do comportamento de cada pessoa tanto quanto das políticas governamentais .

Para que possamos viver bem a vida , temos que  gozar de uma boa saúde e , isso é conseguido através de hábitos adequados , tais como : ter alimentação saudável , praticar esportes , dormir bem  , ler bons livros , fazer sempre higiene pessoal , visitar o médico quando for necessário , etc .

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VISITAR O MÉDICO

HÁBITOS HIGIÊNICOS

O QUE É SAÚDE FÍSICA ?

Ela está ligada à condição de proteger o corpo em relação a doenças bem como ao vigor físico e , para isso , precisamos ser saudáveis , termos um metabolismo funcionando perfeitamente bem , termos tido uma infância com saúde , uma boa genética  e perfeitas condições de trabalho .

SAÚDE FÍSICA BOA

O QUE É SAÚDE MENTAL ?

É termos uma boa saúde emocional com integração social e econômica , isto é , termos capacidade de administrar a própria vida e as nossas emoções . Ela está relacionada à forma como reagimos às exigências do cotidiano e à maneira como equilibramos nossos desejos , capacidades , ambições , idéias e emoções .

Ter saúde mental é estarmos  bem conosco mesmo e com os demais à nossa volta , aceitarmos as exigências da vida , harmonizarmos as emoções quer positivas ou não e reconhecermos nossos limites , buscando ajuda quando for preciso .

O QUE É SAÚDE SOCIAL ?

É a capacidade do ser humano interagir com os demais indivíduos e de se integrar e prosperar nos ambientes sociais . Ela é muito importante para a saúde individual .

Também são essenciais para uma perfeita saúde social : os ambientes físico  e econômico e  o estilo de vida do indivíduo bem como uma eficaz assistência médica .

O ambiente físico deve ter água e ar limpos , casas e comunidades seguras e com saneamento básico  .  Cabe ao governo manter os sistemas de água , de esgotos sanitários e de limpeza pública em dia , caso contrário , a saúde pública entra em colapso e as doenças surgem de “montão “. Infelizmente , nosso desgoverno desobedece o que a OMS preconizou e não dá a devida e merecida atenção ao saneamento básico e a saúde dos cidadãos .

O estilo de vida é a preservação da saúde através de hábitos e atitudes que nos mantenham em boa forma e com perfeita saúde .

Em relação a uma “eficaz assistência médica ” também , em que pese a Constituição Federal de 1988 ter criado um Sistema Unificado de Saúde ( SUS ) , através do seu Artigo 196 que definiu a Saúde como ” um direito de todos e um dever do Estado ”  e do que reza na Lei Orgânica da Saúde nº 8080/90 , pouco ou nada faz para cumprir essas leis  o nosso nefasto desgoverno .

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

SANEAMENTO BÁSICO DEFICITÁRIO

BONS HÁBITOS E ESTILO DE VIDA

ASSISTÊNCIA MÉDICA DEFICITÁRIA

BEM- ESTAR , O QUE É ?

Bem –  estar , segundo a psicologia , é a parte subjetiva da saúde mental em oposição a sua parte objetiva ou ausência de transtorno mental .

O bem –  estar também pode ser considerado como satisfação com a vida ( parte cognitiva ) e como felicidade  parte afetiva ) .

São fatores de bem –  estar , segundo RYFF e KEYES  ( 1995 )  a auto-aceitação , a sensação de se ter” controle sobre o ambiente “, a sensação de se viver “uma vida cheia de sentido “, a busca de “crescimento pessoal ” , “as relações pessoais positivas “e a autonomia .

Sentirmo – nos bem é preponderante para  termos uma ótima qualidade de vida . Atualmente é bastante comum as pessoas reclamarem da falta de tempo , da pressão constante no trabalho , em casa e na rua e,  isso é uma forma de “estresse ” que compromete o bem  – estar delas .

Para que o bem  – estar não seja afetado no nosso “dia a dia urge que tenhamos um tempo reservado só para nós realizarmos tudo o que gostamos ou nos dá prazer , mantendo dessa forma a nossa mente saudável .

Todos nós temos que aprender a respeitar nossos limites , através da auto-aceitação e do autoreconhecimento a fim de conhecermos melhor tudo o que nos traz prazer , garantindo assim também o equilíbrio entre  nossas obrigações profissionais e nossa vida pessoal , para podermos conservar nossa saúde e bem –  estar , que é um dos nossos bens preciosos e, sem os quais não chegaremos a lugar algum .

BEM  – ESTAR

VIRGINIA LEITE

FONTES :

Mundoeducação.com – Smartkids.com.br e Wikipedia.org

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para SAÚDE E BEM – ESTAR

  1. VALÉRIA FERNANDES disse:

    Parabéns! Virginia…sempre com artigos…fantásticos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. marilene marques disse:

    Excelente!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. vileite disse:

    Agradecida , Marilene ! Tenha uma maravilhosa tarde de sexta-feira !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s