A HISTÓRICA NOITE SANGRENTA DE SÃO BARTOLOMEU

CRÉDITO DAS IMAGENS : GOOGLE

A guerra entre católicos e huguenotes na França nasceu bem antes da trágica noite de 24/08/1572 , dia de São Bartolomeu .

Dias anteriores ao horripilante massacre , Paris estava bastante calma , devido ao casamento de Henrique , rei de Navarra ( Espanha ) e chefe geral dos huguenotes , com Margarida de Valois , filha de Catarina de Médici com o falecido rei Henrique II . Casamento esse ” arranjado ” e que acabou desencadeando a terrível matança de São Bartolomeu , ao invés de promover a paz , tão esperada ; porque , dias após a cerimônia , em 22/08/1572 , o Almirante Gaspard de Coligny , líder dos protestantes em Paria , foi vítima de um atentado frustrado , por parte do católico Maurevert . Isso levantou a ira dos huguenotes contra os católicos . Os católicos , aproveitaram-se desse fato e espalharam que os protestantes planejavam uma vingança em virtude do atentado sofrido por Coligny .

Almirante Coligny

Assim , na madrugada de 24/08/1572 , dia de São Bartolomeu , por ordem de Carlos IX , rei católico da França , manipulado por sua mãe Catarina de Médici , uma mulher fria,vingativa e com insaciável sede de poder , um número enorme de protestantes foram assassinados brutalmente . Esse massacre durou até o mês de outubro de 1572, estendendo-se por 12 cidades francesas dentre elas : Bordéus , Lyon e Touluse .

Os cadáveres eram tantos que foram jogados nos rios , contaminando assim a água deles e deixando o povo sem água para beber e se alimentar .

Esse foi o pior massacre religioso daquele século e que levou os protestantes a considerar o catolicismo como uma religião sangrenta e violenta .

       Rei Carlos IX

 Catarina de Médici

O rei Carlos IX , fraco e dominado pela mãe , apesar de simpatizar com Coligny , ordenou sua execução e, segundo a lenda ,  mandou a cabeça dele decapitada para o Papa Gregório XIII que o condecorou com a “Rosa de Ouro “. Henrique de Navarra foi poupado, porém , teve que se converter ao catolicismo e ficar preso no Louvre , de onde conseguiu fugir , após quatro anos ,e retornar à Espanha .

   Rei de Navarra III ( Espanha ) e rei da França (Henrique IV )

Em 1574 , Catartina de Médici ofereceu trégua aos protestantes através da assinatura do Tratado de Paz de Saint Germania .

Henrique de Navarra tornou-se rei da França ( Henrique IV )em 02/08/1589 , porém, só  foi coroado em 07/02/1594 . Ele foi um rei muito prestigiado pelos franceses . Em 1598 , através do  “Edito de  Tolerância de Nantes “, confirmou o catolicismo como religião francesa , contudo , permitiu igualdade de direitos públicos aos huguenotes .

Foi ele quem disse : ” A França não se dividirá em dois países , um huguenote e outro católico . Se não forem suficientes a razão e a Justiça , o rei jogará na balança o peso de sua autoridade !”

Alexandre Dumas no livro ” A rainha Margot “(1845 )relatou esse massacre  e , em 1994 , o livro foi adaptado para o cinema por Patrice Chèreau .

Também o francês Michel Zevaco escreveu sobre esse sanguinolento fato histórico .

Essa tenebrosa noite apareceu ainda em duas obras literárias , a saber : ” A noite de São Bartolomeu ” e “Ecos de São Bartolomeu ” . Na revista espírita de setembro de 1858 , Allan Kardec escreveu o artigo ” Os gritos da noite de São Bartolomeu “.

VIRGINIA LEITE

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A HISTÓRICA NOITE SANGRENTA DE SÃO BARTOLOMEU

  1. Indicado para a TAG Descobrindo NOVOS BLOGS.
    http://gustavoroubert.com/2015/08/24/tag-descobrindo-novos-blogs

    Paz e um questionário de abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  2. vileite disse:

    Paz , Luz e Amor ! Retribuindo os abraços !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s