UM SÁBADO ESPECIAL !

Eram 11 horas e 30 minutos de um belo sábado , quando cheguei à Escola Normal .

Esta estava quase vazia ; por isso , sentei-me no pátio e conversei com umas pouco coleguinhas que ali estavam . Quando a conversa já ia bem encaminhada  , Marilena , uma outra colega , chamou-me e perguntou -me se eu queria acompanhá-la até à rua para que ela tomasse um “toddy ” .

Eu disse que sim e saímos ; ela comprou o “toddy” , demos uma volta pelo Largo de Madureira , parando à porta da escola e ficamos a observar a” moda “pois ainda era muito cedo para a aula começar . Pouco depois chegou Nelma , outra colega que veio se juntar a nós , perguntando se queríamos fazer umas compras  com ela , no que concordamos .

Fizemos as compras , vimos os cartazes do cinema , encontramos outra “pequena” com a qual papeamos um pouco e fomos comprar pipocas. Nelma resolveu comprar uma agulha de “crochet” mas como a loja estivesse cheia , desistimos da compra .

Quando estávamos atravessando a rua , olhei para o lado  e reparei num belo e altivo rapaz com o braço numa tipoia . Ao acabar de atravessar a rua e com dissimulada indiferença meus olhos encontraram o fundo dos teus olhos tão verdes , com um risquinho preto .

Pela primeira vez , durante vários anos , simpatizei , à primeira vista com alguma pessoa . E , ao manter meu olhar firme no teu , não sei porque o compasso do meu coração acelerou-se sensivelmente .

Continuei a andar e não volvi os olhos para trás porque não quis que minhas colegas nada percebessem pois eu seria alvo de galhofas por parte delas .

Meu semblante estava calmo como se nada houvesse ocorrido , porém , eu sentia que alguma coisa estranha  e boa estava se passando comigo ; que algo vibrara em mim naqueles poucos instantes .

Olhei meu relógio e vi que estava quase na hora da minha aula começar ,contudo , antes eu queria te ver mais uma vez porque eu sentira que não te fui indiferente pois tive a impressão de que me olhaste primeiro .

Tornei a dar uma volta , com o único objetivo de te ver mais uma vez  e o consegui . Mas , à princípio pensei que já tivesses ido embora , pois eu não estava te achando . Um pouco decepcionada ia voltar para a escola quando tu passaste por mim ; voltamo-nos e nossos olhos se cruzaram fixamente . Naquele momento eu sento que eles me dominavam e que , se eu continuasse olhando para ti , eu poderia tornar-me prisioneira daqueles olhos tão verdes  como eu jamais vira antes bem como daquela expressão singela , altiva , dominadoramente romântica , terna e apaixonada !…

VIRGINIA LEITE ( 1956 )

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em CONTOS E CRÔNICAS e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para UM SÁBADO ESPECIAL !

  1. Maria de Lourdes Duarte disse:

    Excelente a narrativa de momento tão importante da vida de uma adolescente .

    Curtir

Deixe um comentário