11 DE JUNHO DE 1865 – BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

A Batalha Naval de Riachuelo deu-se em 11/06/1865 , às margens do arroio Riachuelo , um afluente do Rio Paraguai , em Corrientes , na Argentina .

Ela é uma das mais importantes da Guerra do Paraguai (1864 a 1870 ) .

A Bacia do Rio da Prata era estratégica para a comunicação do Oceano Atlântico com os contrafortes das Cordilheira dos Andes . O Paraguai não controlava essa Bacia e sim , a Argentina e o Uruguai .

Inicialmente , o Paraguai ocupou o então Estado do Mato Grosso ( hoje é o Mato Grosso do Sul , no Brasil . Se os paraguaios tivessem sido os vencedores teriam também conquistado Montevidéu , no Uruguai e ocupado  o hoje Rio Grande do Sul , no Brasil .

Todavia , graças ao Almirante brasileiro Joaquim Marques Lisboa ( Marquês de Tamandaré )  e o General argentino Bartolomeu Mitre que se aliaram , foi possível o bloqueio  do Rio Paraná que fazia a comunicação com o Paraguai .

Um outro Almirante brasileiro , Francisco Manuel Barroso da Silva , com a Fragata Amazonas , atacou Corrientes . O Comandante paraguaio Solano Lopez reagiu e teve início  a Batalha Naval de Riachuelo .Essa Batalha começou quando , às 9h e 25 min do dia 11 de junho de 1865 , a Fragata brasileira Mearim  deu o sinal de ” Inimigo à vista com oito navios “.

A seguir , o Almirante Barroso preparou a frota para o combate , dizendo as célebres frases : ” O Brasil espera que cada um cumpra com o seu dever ” e ” Sustentar fogo que a vitória é nossa!”

Foi uma batalha sangrenta , mas ,  às 17h e 30min , a esquadra brasileira sagrou-se vencedora . Essa vitória foi decisiva para a !Tríplice Aliança “que passou a controlar todos os rios da Bacia Platina até ao Paraguai ,  bloqueando toda e qualquer ajuda para Solano Lopez .

Ainda nessa Batalha também se destacaram o Guarda – marinha João Guilherme Greenhalgh , o marinheiro Marcílio Dias , o capitão Pedro Afonso Ferreira e o tenente Feliciano Inácio Andrade Maia que foram mortos por defenderem sua embarcação e o Bandeira do Brasil .

Atualmente , para enorme tristeza nossa , já não temos mais heróis como outrora !…

                     Almirante Barroso      Marinheiro Marcílio Dias

    Guarda – marinha João Guilerme Greenhagh

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 11 DE JUNHO DE 1865 – BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

  1. Alguns dos nomes citados batizam logradouros cariocas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. vileite disse:

    Sim, e com muita razão ! Uma excelente tarde !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s