A Batalha Naval de Riachuelo deu-se em 11/06/1865 , às margens do arroio Riachuelo , um afluente do Rio Paraguai , em Corrientes , na Argentina .
Ela é uma das mais importantes da Guerra do Paraguai (1864 a 1870 ) .
A Bacia do Rio da Prata era estratégica para a comunicação do Oceano Atlântico com os contrafortes das Cordilheira dos Andes . O Paraguai não controlava essa Bacia e sim , a Argentina e o Uruguai .
Inicialmente , o Paraguai ocupou o então Estado do Mato Grosso ( hoje é o Mato Grosso do Sul , no Brasil . Se os paraguaios tivessem sido os vencedores teriam também conquistado Montevidéu , no Uruguai e ocupado o hoje Rio Grande do Sul , no Brasil .
Todavia , graças ao Almirante brasileiro Joaquim Marques Lisboa ( Marquês de Tamandaré ) e o General argentino Bartolomeu Mitre que se aliaram , foi possível o bloqueio do Rio Paraná que fazia a comunicação com o Paraguai .
Um outro Almirante brasileiro , Francisco Manuel Barroso da Silva , com a Fragata Amazonas , atacou Corrientes . O Comandante paraguaio Solano Lopez reagiu e teve início a Batalha Naval de Riachuelo .Essa Batalha começou quando , às 9h e 25 min do dia 11 de junho de 1865 , a Fragata brasileira Mearim deu o sinal de ” Inimigo à vista com oito navios “.
A seguir , o Almirante Barroso preparou a frota para o combate , dizendo as célebres frases : ” O Brasil espera que cada um cumpra com o seu dever ” e ” Sustentar fogo que a vitória é nossa!”
Foi uma batalha sangrenta , mas , às 17h e 30min , a esquadra brasileira sagrou-se vencedora . Essa vitória foi decisiva para a !Tríplice Aliança “que passou a controlar todos os rios da Bacia Platina até ao Paraguai , bloqueando toda e qualquer ajuda para Solano Lopez .
Ainda nessa Batalha também se destacaram o Guarda – marinha João Guilherme Greenhalgh , o marinheiro Marcílio Dias , o capitão Pedro Afonso Ferreira e o tenente Feliciano Inácio Andrade Maia que foram mortos por defenderem sua embarcação e o Bandeira do Brasil .
Atualmente , para enorme tristeza nossa , já não temos mais heróis como outrora !…
Almirante Barroso
Marinheiro Marcílio Dias
Guarda – marinha João Guilerme Greenhagh
Alguns dos nomes citados batizam logradouros cariocas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, e com muita razão ! Uma excelente tarde !
CurtirCurtir