TIRADENTES , O “PROTO MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!

Resultado de imagem para de tiradentes. o mártir

                       JOSÉ JOAQUIM DA SILVA XAVIER , apelidado de “O TIRADENTES” , nasceu em 12/11/1746 , na fazenda Pombal ,que ficava entre a Vila de São José ( hoje Tiradentes ) e a cidade de São José Del Rei ( Minas Gerais ) e foi morto , enforcado e decapitado em 12/04/1792 , no Rio de Janeiro .

              Ele nasceu em uma família pobre e teve os seguintes ofícios : mercador , minerador , dentista, militar e ativista político nas capitanias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais .

A alcunha de “Tiradentes” deveu-se por ele ter sido um ótimo dentista ; porém , o que mais lhe rendeu fama foi ter sido alferes e se envolvido na !Inconfidência ou Conjuração Mineira ” junto com Claudio Manoel da Costa , Alvarenga Peixoto e outros nomes talentosos e de prestígio , na época , que tramaram  uma conspiração contra o governo português , o qual se apropriava , indevidamente , do ouro e das pedras preciosas do Brasil para vender na Europa , enriquecendo -se cada vez mais; ao passo que o povo vivia na pobreza , era obrigado a trabalho árduo nas minas e  era oprimido por altíssimos impostos . Todas essas discrepâncias trouxeram um forte descontentamento , provocando o surgimento da “Inconfidência Mineira” . o primeiro movimento precursor que abriu caminho , para mais tarde , surgir  o movimento da ” Independência do Brasil “

Que triste sina  a do Brasil , pois a naqueles tempos antigos , havia roubo indecoroso das nossas riquezas minerais como também perseguição dos governantes contra o povo brasileiro , fatos esses que permanecem até os dias atuais , lamentavelmente.

Retornando à “Inconfidência Mineira” . O governo da época sufocou a conspiração e Tiradentes junto com alguns companheiros foram presos no Rio de Janeiro. Ele assumiu toda a responsabilidade pelo movimento , sem acusar sequer um só companheiro . Entretanto , apenas ele foi  morto por enforcamento , no Largo da Lampadosa  no Rio de Janeiro . Seu corpo foi esquartejado , sendo que sua cabeça foi mandada para Vila Rica ( atual Ouro Preto ) e suas demais partes do corpo espalhadas  pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Suas últimas palavras ao morrer , foram : “Cumpri a minha palavra ; morro pela liberdade!”

Os nossos políticos e “desgovernantes” deveriam se mirar no exemplo de Tiradentes. Mas… fazer o quê? Se o povo  é masoquista e não quer aprender a votar corretamente , tornando-se desse modo , cúmplice de “desgovernantes” mentirosos, traiçoeiros, corruptos e psicóticos.

Ele é considerado o “Proto Mártir da Independência do Brasil ” ; é patrono cívico do Brasil das Polícias  Militares Estaduais e um herói nacional.

O símbolo da bandeira inconfidente era : ” LIBERTAS QUAE SERA TAMEN !” QUE SIGNIFICA ” LIBERDADE AINDA QUE TARDIA !”

                 É de brasileiros do “nipe ” de Tiradentes que a Nação está necessitando , urgentemente , a fim de que o sacrifício dele e demais mártires , não tenha sido em vão! E cabe a nós , o povo , exigirmos um governo verdadeiramente democrático , competente , justo , íntegro que eleve o Brasil a um patamar bem mais elevado par que ele volte a ser respeitado interna como internacionalmente!

VIRGINIA LEITE

FONTES ; Enciclopédia e Dicionário Internacional – Wikipédia  e http://www.e-biografias .net 

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para TIRADENTES , O “PROTO MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!

  1. Oliveirawa disse:

    Se pudéssemos fazer um paralelo sobre os cobradores de impostos da época dele e hoje, poderíamos afirmar com certeza absoluta, que muitos sonegadores hj no #brasil pensariam duas vezes, antes de desviarem dinheiro público…..

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s