JOSÉ JOAQUIM DA SILVA XAVIER , apelidado de “O TIRADENTES” , nasceu em 12/11/1746 , na fazenda Pombal ,que ficava entre a Vila de São José ( hoje Tiradentes ) e a cidade de São José Del Rei ( Minas Gerais ) e foi morto , enforcado e decapitado em 12/04/1792 , no Rio de Janeiro .
Ele nasceu em uma família pobre e teve os seguintes ofícios : mercador , minerador , dentista, militar e ativista político nas capitanias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais .
A alcunha de “Tiradentes” deveu-se por ele ter sido um ótimo dentista ; porém , o que mais lhe rendeu fama foi ter sido alferes e se envolvido na !Inconfidência ou Conjuração Mineira ” junto com Claudio Manoel da Costa , Alvarenga Peixoto e outros nomes talentosos e de prestígio , na época , que tramaram uma conspiração contra o governo português , o qual se apropriava , indevidamente , do ouro e das pedras preciosas do Brasil para vender na Europa , enriquecendo -se cada vez mais; ao passo que o povo vivia na pobreza , era obrigado a trabalho árduo nas minas e era oprimido por altíssimos impostos . Todas essas discrepâncias trouxeram um forte descontentamento , provocando o surgimento da “Inconfidência Mineira” . o primeiro movimento precursor que abriu caminho , para mais tarde , surgir o movimento da ” Independência do Brasil “
Que triste sina a do Brasil , pois a naqueles tempos antigos , havia roubo indecoroso das nossas riquezas minerais como também perseguição dos governantes contra o povo brasileiro , fatos esses que permanecem até os dias atuais , lamentavelmente.
Retornando à “Inconfidência Mineira” . O governo da época sufocou a conspiração e Tiradentes junto com alguns companheiros foram presos no Rio de Janeiro. Ele assumiu toda a responsabilidade pelo movimento , sem acusar sequer um só companheiro . Entretanto , apenas ele foi morto por enforcamento , no Largo da Lampadosa no Rio de Janeiro . Seu corpo foi esquartejado , sendo que sua cabeça foi mandada para Vila Rica ( atual Ouro Preto ) e suas demais partes do corpo espalhadas pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Suas últimas palavras ao morrer , foram : “Cumpri a minha palavra ; morro pela liberdade!”
Os nossos políticos e “desgovernantes” deveriam se mirar no exemplo de Tiradentes. Mas… fazer o quê? Se o povo é masoquista e não quer aprender a votar corretamente , tornando-se desse modo , cúmplice de “desgovernantes” mentirosos, traiçoeiros, corruptos e psicóticos.
Ele é considerado o “Proto Mártir da Independência do Brasil ” ; é patrono cívico do Brasil das Polícias Militares Estaduais e um herói nacional.
O símbolo da bandeira inconfidente era : ” LIBERTAS QUAE SERA TAMEN !” QUE SIGNIFICA ” LIBERDADE AINDA QUE TARDIA !”
É de brasileiros do “nipe ” de Tiradentes que a Nação está necessitando , urgentemente , a fim de que o sacrifício dele e demais mártires , não tenha sido em vão! E cabe a nós , o povo , exigirmos um governo verdadeiramente democrático , competente , justo , íntegro que eleve o Brasil a um patamar bem mais elevado par que ele volte a ser respeitado interna como internacionalmente!
VIRGINIA LEITE
FONTES ; Enciclopédia e Dicionário Internacional – Wikipédia e http://www.e-biografias .net
Se pudéssemos fazer um paralelo sobre os cobradores de impostos da época dele e hoje, poderíamos afirmar com certeza absoluta, que muitos sonegadores hj no #brasil pensariam duas vezes, antes de desviarem dinheiro público…..
CurtirCurtido por 1 pessoa
Certamente que sim!
CurtirCurtir