SEMANA SANTA E PÁSCOA

SEMANA SANTA                                                                  DOMINGO DE RAMOS

SEMANA SANTA DOMINGO DE RAMOS

 

          É a semana que antecede a festa da Páscoa , sendo conhecida por “A Grande  Semana “. Ela faz parte da Quaresma que se inicia na quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Páscoa, não tendo data fixa.
          No catolicismo é uma semana totalmente dedicada para venerar a recordação dos últimos dias em que Jesus Cristo viveu na Terra.
  O começo da Semana Santa é o Domingo de Ramos e refere-se à entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém .
          A segunda-feira é o dia consagrado à recordação  da prisão de Jesus Cristo.
          Na terça-feira , celebra-se as Sete Dores de Nossa Senhora , a Virgem Maria, sendo também o dia da penitência , no qual os cristãos fazem promessas ou recordam o encontro de Jesus e Maria , no caminho do Calvário .
          Na quarta-feira santa algumas igrejas fazem a piedosa procissão do encontro de Nossa Senhora dos Passos e Nossa Senhora das Dores , porém , outras igrejas comemoram o “Ofício das Trevas” .

          Na quinta-feira santa reverencia-se as recordações dos três últimos feitos de Jesus na última ceia , a saber : a instituição da Eucaristia , o lava-pés e a instituição do sacerdócio . Foi ainda nessa noite que Judas o traiu e ele foi preso . Nesse dia a Igreja Católica cobre todas as suas imagens de santos com pano roxo e retira todos os enfeites , flores e velas dos alteres .
   A sexta-feira santa ou sexta-feira da Paixão é o dia da recordação da morte de Jesus com celebração da “solene Ação Litúrgica “, Paixão de Cristo e Adoração da Cruz . Os paramentos nesse dia são de cor vermelha .
          O sábado santo ou sábado de aleluia representa a recordação do sepultamento de Jesus e a sua ressurreição . Nele é celebrada a “Solene Vigília Pascal “, que se inicia com a bênção do Fogo Novo  e o Círio Pascal , proclamando-se assim a Páscoa , através do Canto do Exultet, sendo entoado o Glória e o Aleluia , os quais foram omitidos por toda a Quaresma. Essa celebração se finaliza com a “Liturgia Eucarística – ápice de todas as missas .
          Nos primórdios do Cristianismo , durante toda a Semana Santa , praticavam-se mortificações rigorosas. Atualmente , a abstinência é o obrigatória a partir da quarta-feira santa , quando o jejum dos três últimos dias é mais severo .
   

PÁSCOA

PÁSCOA

          O  primeiro domingo após a Semana Santa é o” Domingo de Páscoa” ,
conhecido por ‘Domingo da Ressurreição de Jesus Cristo” e é, também uma
festa móvel .
   Ele é o dia mais importante para a cristandade porque representa a vitória de
Jesus sobre a morte para nos mostrar o valor da vida e é ainda o dia de sua
    primeira aparição aos seus discípulos . Esse dia se estende por mais 50 dias e
     finda no “Domingo de Pentecostes”. Esse período é chamado de”Tempo Pascal” .
                Páscoa significa ressurreição , passagem e é a celebração mor da      Igreja    cristã    para reverenciar a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é uma festa   móvel, porém , de 22 de Março a 25 de Abril de cada ano.                                      
               Ela foi instituída pelo Concílio de Niceia , em 325.  Países como  Espanha, Itália, França ,Argentina,Bélgica, Uruguai ,Suíça,USA, México e Portugal também comemoram a Páscoa .                                                                                      
Para os judeus , a Páscoa que eles chamam de “PESSAH”  serve para
comemorar a libertação do povo judeu do jugo do Egito.                                      
A Páscoa  cristã está ligada à dos judeus tanto pela data quanto por alguns simbolismos centrais , a saber : Os costumes pascais são a troca de cumprimentos e missas matinais ; e os símbolos são o coelho (fertilidade) e o ovo de Páscoa que é a forma de se desejar uma vida renovada de paz,saúde,amor,fé,felicidade, amor,prosperidade                e todas as demais coisas boas da vida.                         
    Nessa Páscoa agradeçamos e reverenciemos ao nosso Salvador que deu sua vida  para que nós pudéssemos existir. Aproveitemos também para nos renovar ,   abandonando tudo que de negativo há em nós para que nos tornemos seres humanos mais evoluídos em   todos os sentidos.                                                                                
     Maravilhosa Páscoa a todos , com muita paz, muita luz, muita sabedoria e muito amor!…
 
 
VIRGINIA LEITE
Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s