QUARESMA

Resultado de imagem para quaresmeira roxa
É o período de 40 dias a partir da Quarta-Feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa, quando se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo , desde o século IV.
A Quaresma é celebrada pelas Igrejas Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana. É nesse período que as quaresmeiras florescem!
A Igreja Católica inspirou-se na prática da virtude da penitência que constam no Evangelho bem como no jejum que Jesus Cristo fez por quarenta dias no deserto, antes de começar o seu ministério apostólico (Matheus,IV ) .
A Quaresma só se iniciou nos meados do século III. No princípio foi bem curta, porém, depois se alongou por seis semanas para os povos latinos e sete semanas para os gregos.
No tempo de São Gregório Magno o início da Quaresma era no domingo, no ocidente. Os quatros primeiros dias a partir da Quarta-feira de Cinzas surgiram no século XI.
O jejum consistia em comer uma só vez por dia e quando o sol já se havia posto; depois passou a ser feito Ás três horas da tarde e no tempo de Carlos Magno passou para o meio-dia. Um jejum total no sábado era feito por alguns fiéis.
Nos primórdios do século XVI foi juntado Á refeição principal um pequeno repasto(colação), à noite. Tempos mais tarde a carne foi introduzida na refeição principal uma vez por semana e a dois e três dias por semana. A abstinência foi sempre rigorosa , porém, o jejum não no domingo.
Os orientais são severíssimos quanto a essas observâncias logo a seguir, mas os ocidentais, não: eles suspendem por toda a Quaresma a carne, o  peixe, os ovos, o leite e o azeite.
Por séculos as leis civis junto com as leis eclesiásticas fizeram  com que a observância da Quaresma fosse cumprida ; em 1595 foi decretada pena capital para aqueles que vendessem carne durante a Quaresma.
Não obstante , desde os primórdios dos tempos os enfermos tiveram benefícios , contudo no século XIII a carne era proibida nos hospitais.
Atualmente, a Quaresma embora ainda mantida pelas leis eclesiásticas já não é tão rigorosa quanto no início , considerando-se que  o enfraquecimento das forças físicas , a diminuição da energia moral e da fé entre os católicos fizeram com que a Igreja suavizasse mais e mais as observâncias da Quaresma Tradicional.
Hoje na Quaresma os cristãos fazem reflexões, conversão espiritual e se recolhem em orações e penitência, lembrando os quarenta dias que Jesus passou no deserto e os sofrimentos dele na cruz.
As diferentes comunhões protestantes adotam a prática do jejum aprovada por Lutero e Calvin, mas rejeitam a sua regulamentação oficial.
Na Quarta-Feira de Cinzas os católicos vão à Igreja para receberem cinza na testa. No Domingo de Páscoa celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo que é uma festa móvel pois varia de ano para ano, porém é sempre no período de vinte e dois de março a vinte e cinco de abril.
Nessa Quaresma PAI derramai sobre todos nós , o nosso país e o Planeta Terra que tão gentilmente nos abriga e protege todo o teu Amor e imensa Misericórdia Divina!
Enfim, Quaresma é tempo de paz, recolhimento, alegria, orações, caridade, de perdão e de felicidade por nos sentirmos mais próximos do Senhor!
Feliz Quaresma a todos!!!

Virginia Leite

Fontes: Dicionário e Enciclopédia Internacional
http://www.significados.com.br
http://www.wikipédia.org

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s