RIO DE JANEIRO – CIDADE MARAVILHOSA

                                                                                


Em 01.01.1512 os portugueses escolheram o nome de Baía do Rio de Janeiro porque pensaram que o local fosse um rio . Em 1519 outros navegadores que  aqui aportaram, a denominaram de Santa Luzia. Já os  indígenas a chamavam de “Baía da Guanabara”( braço de mar )
Em 1564, Estácio de Sá, sobrinho do governador geral do Brasil Mem de Sá, chegou à Bahia com o objetivo de expulsar de vez os franceses do Rio de Janeiro. Ele fortificou-se à entrada do porto que os silvícolas chamavam de “Baía de Guanabara”.
Em 01.01.1565, ele lançou os fundamentos de uma nova cidade (colônia ) , entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar ,  a qual denominou de “São Sebastião do Rio de Janeiro” , em homenagem ao rei de Portugal na época.
Os franceses só foram derrotados em 20.01. 1567, com o auxílio de Mem de Sá ; no entanto, Estácio de Sá foi morto por ter recebido uma flexada. Em seguida, Mem de Sá, transferiu a sede da cidade para o Monte do Castelo, onde ela cresceu e prosperou. Em 1922 o monte foi arrasado , dando origem à atual Esplanada do Castelo.

Resultado de imagem para FOTO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Em 1763, o Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro que foi capital do Brasil até 1960. Ela foi também a capital do reino Unido de Portugal e Algarves (1808 a 1815 ). De 1815 a abril de 1831 foi sede do Reino Unido de Portugal, Brasil  e Algarves .

Resultado de imagem para fontes, nascentes e poços         Resultado de imagem para FOTO DO AQUEDUTO CARIOCA

Resultado de imagem para fontes, nascentes e poços      Resultado de imagem para fontes, nascentes e poços

    Nos séculos XVIII e XIX , eram comuns muitas casas com nascentes, poços , chafarizes e fontes onde os moradores apanhavam água .No aqueduto Carioca (1750), no morro de Santo Antônio, ficava o Chafariz da Carioca .

Resultado de imagem para FOTO DE CANA DE AÇUCAR E CAFÉ          Resultado de imagem para FOTO DE CANA DE AÇUCAR E CAFÉ
Após o Brasil tornar-se independente de Portugal, o Rio de Janeiro permaneceu como capital do país , ao passo que a província do Rio de Janeiro sobressaiu-se nos cultivos de cana de açúcar e café e, por isso , foi  transformada em Município Neutro , tendo como capital a cidade de Niterói ( 1834 ). Com um ritmo acelerado de crescimento fez-se necessário criar o “Corpo de Bombeiros”na segunda metade do século XIX. O Rio de Janeiro tornou-se o centro político do país , passando pelos movimentos Abolicionista e Republicano.
Esta mui amada cidade já foi colônia, província , capital federal e estadual nos períodos Imperial e Republicano.

             

Com o advento da República ( 1889 ), a cidade enfrentou graves problemas sociais oriundos do crescimento célere e desorganizado , porquanto com a Abolição da Escravatura , a cidade começou a receber muitos emigrantes europeus e ex-escravos que foram atraídos  pelas inúmeras chances de trabalho assalariado , além do fato de sua população ter aumentado sensivelmente ( 1872 a 1890 ).
Houve ainda incremento também na pobreza visto existir crise habitacional na época, proliferando-se dessarte os cortiços (habitações coletivas) , os focos de epidemias como : febre amarela, varíola e cólera e a “pecha” de ser conhecida  um porto “sujo”.
O governo da época fez várias campanhas para erradicar  os surtos epidêmicos que não foram bem recebidos pela população porque houve demolições de cortiços e a transferência das pessoas para os Morros da Saúde e da Providência , que se tornaram o berço da favelização. O governo também realizou várias reformas urbanas e sanitárias que melhoraram a imagem da cidade.

Resultado de imagem para FOTO DO PÃO DE AÇUCAR

Em 07.10.1912 o famoso “bondinho do Pão de Açúcar” foi inaugurado e se tornou um dos mais conhecidos cartões postais do Rio de Janeiro

Resultado de imagem para do pão de açucar

Em 12.08.1931 o nosso mais famoso símbolo – a estátua do” Cristo Redentor” foi inaugurada.

Resultado de imagem para do maracanã

Em 1960 foi criado o Estádio de futebol, conhecido por Maracanã e que é o maior estádio de futebol do Brasil e do mundo.

Resultado de imagem para BAIA DE GUANABARA FOTO

Em 1960, após a capital der transferida para Brasília, a cidade tornou-se o Estado da Guanabara, cuja capital era Rio de Janeiro.

Resultado de imagem para do atual estado do rio de janeiro
Em 15.03.1975 houve a fusão do Estado da Guanabara com o antigo Estado do Rio de Janeiro surgindo assim o atual Estado do Rio de Janeiro que, em 23.07.1975 teve sua constituição promulgada .
Em 30.04.1981 ocorreu o atentado ao Rio Centro. Em 1984 foi inaugurado o sambódromo onde são realizados os desfiles das escolas de samba , no carnaval( Passarela professor Darcy Ribeiro ).
Em 1992 o Rio foi a sede  das conferências  Rio-92 e Eco-92, com o comparecimento de 175 delegações estrangeiras.

Resultado de imagem para ENGENHÃO FOTO

    Em 2007, quando foi construído o Estádio João Havelange, o Engenhão, a cidade sediou os jogos Pan-Americanos . Houve ainda investimentos nas áreas de transportes, segurança pública e infraestrutura urbana.

Resultado de imagem para da cidade do rio de janeiro     Resultado de imagem para da cidade do rio de janeiro

Resultado de imagem para da cidade do rio de janeiro    Resultado de imagem para floresta da tijuca rio de janeiro

Resultado de imagem para FOTO DA PEDRA DA GAVEA     Resultado de imagem para FOTO DA VISTA CHINESA

Eis alguns dos vastos pontos turísticos e pitorescos da nossa linda cidade: praia de Copacabana, a nossa princesinha do mar; Parque da Cidade; Floresta da Tijuca; Pedra da Gávea e Vista Chinesa.

Rio de Janeiro você está completando 450 anos de existência e no entanto não tem o devido e merecido respeito por parte do governador e políticos locais e muito menos do “desgoverno” petralha que dilapida este país há 12 anos. Nunca o Rio esteve tão sem segurança pública , violento e à mercê da criminalidade, das drogas, da violência sexual e  da corrupção , graças, volto a dizer, a incompetência e descaso das autoridades governamentais e políticas.
. Nós, sua população estamos entregues à nossa própria sorte… Lamentavelmente, já não se fazem mais governadores ou políticos  como Mem de Sá  que gozou grande prestígio pela austeridade de seu caráter.
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro , apelidada de “Cidade Maravilhosa” , “cheia de encantos mil, coração do meu Brasil…”, situada às margens de uma das mais belas baía do mundo (Guanabara ) já teve seu apogeu áureo por ter sido capital do país durante muitos anos , contudo , ainda continua sendo uma cidade com imensas belezas naturais , com paisagens luxuriantes, flora e fauna exóticas e variadas quie se estendem até ao Atlântico , mantendo dessa forma, o título de “Maravilhosa”.
Certamente, Mem de Sá e Estácio de Sá , lá da espiritualidade , devem estar bem tristes com o destino atual do Rio de Janeiro.
Apesar dos pesares a cidade permanece linda , maravilhosa e hospitaleira sob a proteção de uma das sete maravilhas do mundo atual  – o “Cristo Redentor” que, de braços abertos, acolhe e protege sua população . Outro protetor muito importante é São Sebastião , padroeiro da cidade e nosso também. Que sempre possamos contar com eles dois e com a complacência divina também!
Parabéns , cidade maravilhosa e guerreira . Você não é mais a capital do Brasil , mas quem foi rei não perde a majestade ! Brasília jamais chegará a seus pés!!!

Anúncios

Sobre vileite

Sou uma pessoa amiga e confiável !Sou contra todas as formas de opressão e comunismo . Acredito na justiça divina que não falha nunca!
Esse post foi publicado em DATAS ESPECIAIS e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s